ALIANÇA GLOBAL EXPRESSA PREOCUPAÇÃO COM A CRISE NA SÍRIA

RLP.Todos.Peq

LOGO PEQUENA

RLP

17 de abril de 2013

 

Religious Liberty Partnership lança Declaração sobre a Síria e faz convocação para Dia Internacional de Oração.

 

No dia 15 de abril, várias organizações que lutam em prol da liberdade religiosa no mundo, e estão unidas pela Religious Liberty Partnership (RLP) – entre elas a ANAJURE –, lançaram uma declaração sobre a crise na Síria pedindo ao Embaixador Especial das Nações Unidas deste país para prestar particular atenção às “minorias éticas e religiosas vulneráveis”, e também fizeram uma convocação para um dia designado à oração por aquele país.

Chamado de Declaração Istambul sobre a Igreja na Síria, ela expressa preocupação com o êxodo de Cristãos e outras minorias, além de convocar a comunidade internacional a “prover suficiente proteção para todas as comunidades étnicas e religiosas, bem como seus locais históricos, religiosos e culturais”.

“Houve um enorme apoio na nossa Consulta 2013 em Istambul para se falar abertamente sobre a situação urgente que os Cristãos e outras minorias estão enfrentando na Síria no presente momento”, disse Mervyn Thomas, presidente da RLP e CEO da Christian Solidarity Worldwide, no Reino Unido. “Nós instamos os líderes Cristãos ao redor do mundo a responder esta convocação para oração e ação agora, a fim de trazer paz e estabilidade a esta nação aflita”.

De acordo com a declaração elaborada durante a reunião anual de organizações da RLP, sediada em Istambul no final de março deste ano, a Religious Liberty Partnership se compromete “a se sensibilizar e trabalhar em prol de uma solução pacífica da atual crise, incluindo a reconciliação entre várias comunidades étnicas e religiosas; e utilizar práticas que priorizem o bem-estar de todos os Sírios ao prover assistência e advogando em nome dos vulneráveis”. A Declaração Istambul na íntegra pode ser vista clicando aqui.

Aqui no Brasil, estamos convocando toda a Igreja evangélica brasileira, através das suas principais lideranças, a se somar a esses esforços de oração e ação em favor dos nossos irmãos da Síria. Do mesmo modo, já acionamos a representação evangélica no Congresso Nacional brasileiro, através do Deputado Federal Roberto de Lucena, que integra a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, para aprovar uma menção de apoio a esta iniciativa mundial patrocinada pela RLP, assim como acionar o Ministério das Relações Exteriores para que encaminhe a Declaração e faça com que o Governo Brasileiro tome as devidas providências”, informou o Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE.

A Religious Liberty Partnership (RLP) é um esforço colaborativo de organizações Cristãs de mais de 20 países focado na liberdade religiosa. A RLP procura mais intencionalmente colaborar na defesa, assistência e na maior conscientização sobre questões de liberdade religiosa de forma global. Ao lado do presidente da RLP, Mervyn Thomas, a Equipe de Liderança da RLP é formada por: Godfrey Yogarajah, da World Evangelical Alliance; Ron Boyd-Macmillan, da Open Doors International, Holanda; Anne Brandner, da Global Peace Initiative, Canadá; Andy Dipper, da Viva, Reino unido; Daniel Hoffman, da Middle East Concern; e Linus Pfister, da HMK, Suíca. Uma lista dos membros da RLP está na Declaração Istambul. Para mais informações sobre a Declaração de Istambul ou sobre a RLP, entre em contato no Brasil com a Assessoria de Imprensa da ANAJURE ([email protected]) ou nos EUA com Brian O’Connell, RLP Facilitator, em [email protected]; +1 425.218.4718.

RLP.Todos.Peq

FONTE: RLP-ANAJURE

____________________________

LEIA TAMBÉM:

SÍRIA: Grupo armado sequestra dois Bispos

ANAJURE informa que os Bispos sírios foram libertados (Nota da ANAJURE – Atualização)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here