2014: Um ano do crescimento da hostilidade contra os cristãos

List


Enquanto os olhos do mundo estão focados na Síria e Iraque, a vida para os cristãos piorou de forma mais profunda na África. A situação deteriorou-se mais rapidamente na África Subsaariana, em países onde o extremismo islâmico permanece como a principal fonte de perseguição contra cristãos, de acordo com informações da World Watch List 2015 (também disponível em português neste link da organização Portas Abertas no Brasil), lançado 07 de janeiro Open Doors International, uma instituição de caridade que apoia cristãos que enfrentam hostilidade por causa de sua fé.

4.344 cristãos foram assassinados durante o período de 12 meses, e isto é mais que o dobro de mortos em 2013, cujo número foi de 2.123 vítimas, e mais do que o triplo de vítimas de 2012, que teve 1.201 assassinados. A maioria das mortes reportadas aconteceu na Nigéria, onde 2.484 pessoas foram mortas, e na Republica Centro-Africana, onde 1.088 pessoas foram mortas.

No geral, os resultados da pesquisa, atribuídos aos 50 países com mais restrição religiosa, aumentaram 10% quando comparados com os resultados de 2014 referentes a 2013, indicando uma onda crescente de hostilidade contra os cristãos nesses países considerados os mais hostis.

O relatório também notificou o ressurgimento da intolerância em partes da Ásia e América Latina, duas regiões onde as condições eram favoráveis para os cristãos em anos anteriores. Pela primeira vez em três anos o México está de volta à lista, ocupando a posição de número 38.
 

O motor principal:  Extremismo Islâmico

Em 40 dos 50 países da World Watch List, a Open Doors disse que o “ Extremismo Islâmico” era a principal fonte de perseguição à vida dos cristãos.

“É justo dizer que o extremismo islâmico tem dois centros globais de gravidade: Um esta no Oriente Médio e o outro na África Subsaariana, e mesmo os estados com maioria cristã estão sofrendo um nível de exclusão que nunca aconteceu antes, com discriminação e até mesmo violência”, escreveu Ron Boyd-MacMillan, chefe do escritório de estratégia do portas Open Doors no Reino Unido.

A violência contra os cristão foram manchetes no ano de 2014, sendo este fato constatado mesmo quando países como Iraque, Síria e Nigéria não foram contados como parte desses dados, de acordo com o relatório. Em vez disso, aumentou principalmente em formas menos óbvias: rejeição por parte da família, perda de emprego e rejeição por parte da comunidade por causa de questões relacionadas com a fé. O “aperto” tem sido maior sobre mulçumanos que abraçam o cristianismo, afirmou o relatório.

“É importante entender que este extremismo não é apenas resultaod das ações aénas dos jihadistas como o gurpo militar islâmico do Boko Haram, mas também de islamitas que procuram exercer controle sobre as culturas de forma furtiva”. Ron Boyd-MacMillan
 

Influência do “Estado Islâmico”

Diariamente, a vida dos cristãos na maioria dos 50 países se tornou mais difícil durante o ano passadoo, mas a situação piorou nas províncias do norte da Nigéria, onde o Boko Haram tem seguido as diretrizes do chamado “Estado Islâmico” e proclamado seu próprio califado.

Ocupando a posição de número 10 na World Watch List, os níveis de perseguição e violência contra cristãos na Nigéria tem alcançado recordes.

Em Abril, o rapto de 276 meninas na vila de Chibok, no estado de Borno, atraiu todas as atenções, mas o sequestro em massa foi apenas parte das amplas ações anticristãs onde aproximadamente 2.500 pessoas foram assassinadas ao redor do país. A Open Doors afirma que ligações entre a AL-Qaeda no Magherb e o Boko Haram, como também com outros grupos terroristas islâmicos na região, provavelmente assegurará que a igreja irá sofrer com violentas perseguições em um futuro próximo. 
 

Ásia, cada vez mais difícil

Com a exceção da Coreia do Norte, que tem ocupado a posição de número 1 na lista de países intolerantes ao cristianismo desde a criação da lista, a Open Doors tem relatado o aumento das difíceis condições de vida dos cristãos no extremo Oriente nos anos recentes.

A tendência foi revertida no decorrer de 2014 para cada país da lista exceto com Laos e Sirilanka que receberam um alto grau de perseguição contra os cristãos. China, Índia e Malásia registraram um crescimento muito amplo. Doze países do Leste Asiático e do Extremo Oriente fazem parte da lista dos 50 países tops no quesito de perseguição ao cristianismo. Ocupando a posição de número 21, a Índia é o país mais elevado em índice de perseguição. Na China, que ocupa a posição número 29, há relatos de que igrejas foram atacadas, sendo destruídas e tendo cerca de 300 removidas.
 

América Latina

O México é o protagonista da WWL neste ano, ocupando a posição de número 38. O relatório apontou o crescimento do crime organizado no país, como também o “melhor” relato de atos de violência anticristãos, o que ajuda a explicar o retorno do país à lista. 
 

________________________________
FONTE: World Watch Monitor
TRADUÇÃO: Fernando Souza l ANAJURE

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here