DEVOCIONAL l Continuando a Reforma – Por Dr. Alexandre Rocha Maia

Neste dia 31 de outubro de 2022, quero refletir não sobre o impacto gerado e o legado que se formou e fundamentou a partir da declaração de Martinho Lutero, mas sobre o principal Reformador anterior a ele e que havia estabelecido, em língua diferente, todos os “somente” já mencionados.

As 5 “Solas”  (Sola Gratia – somente a Graça; Sola Fide – somente a Fé; Sollus Christus – somente Cristo; Sola Scriptura – somente a Escritura; Soli Deo – somente Deus), decorrentes da crise existencial de Martinho Lutero e da revelação trazida da leitura do texto de Romanos 1:17, que declara que o justo viverá por fé, promoveram necessária e fundamental revolução com marco em 31 de outubro de 1517, o que gerou resultados efetivos e restabeleceu bases que haviam sido desvirtuadas a ponto de promover crise irremediável na Igreja Cristã no século XVI.

Porém, há tempos, Jesus Cristo já havia trazido todos os pontos trabalhados por Lutero, todos eles devidamente registrados no nosso Livro da Lei, manual de sobrevivência completo, absoluto e infalível, a Bíblia.

Soli Deo. No evangelho de Mateus, quando narrado o episódio da tentação de Jesus no deserto, no verso 10 do capítulo 4, a resposta do Mestre, citando o texto Deuteronômio 6.13, é objetiva e dispensa o diabo de forma irrefutável: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”. Nosso Reformador declarando o primeiro mandamento determinado pelo Pai e a Ele conferindo toda glória, majestade e autoridade. Somente Deus.

Sola Scriptura. Ainda na tentação no deserto, todas as respostas de Jesus – as 3 respostas – referem-se ao que estava na Lei: “Está escrito” (Mt. 4.4), “Também está escrito” (Mt. 4.7) e “Retira-te, Satanás, porque está escrito” (novamente Mt. 4.10). Todas as afirmações mencionam o que já estava impresso e deveria ser declarado de geração em geração, aos filhos, netos e toda a descendência dos judeus. Ainda, em Lucas 4, verso 18, Jesus cita expressamente o texto do livro do profeta Isaías que lhe fora entregue para leitura numa sinagoga em Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor”. A Escritura, absoluta para nos orientar quanto ao nosso procedimento e cumprimento do que Deus tem preparado. Somente a Escritura.

Sollus Christus. Toda a Escritura sinaliza Cristo. E Jesus, 100% homem e 100% Deus, em todo o tempo aponta para o Pai. “Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim vê aquele que me enviou” (Jo 12.44-45) e “Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai me tem dito, assim o falo”. (Jo 12.49-50). Não há outro meio de se alcançar o Pai – “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.” (Jo 14. 6-7). A conexão com o Pai é total e desde sempre – “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26). A morte na cruz rasga o véu restabelece essa conexão. Não há outro caminho para acesso ao Pai. Somente Cristo.

Sola Fide. Na carta aos Hebreus, Paulo afirma que “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6) e descreve feitos dos “Heróis da Fé” que assim se tornaram por fé. Vale também mencionar o exemplo da mulher do fluxo de sangue, conforme Lucas 8. Uma hemorragia de mais de uma década a tornava impura, sem cura, apesar de tentativas e gastos com médicos. Ela sequer deveria dirigir-se a Jesus. Em razão da sua fé em Jesus, o milagre se opera … “Mas, Jesus disse: Quem me tocou? (…) Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.”. Sem fé é impossível agradar a Deus. Somente a Fé.

Sola Gratia. Aqui, o presente imerecido, que está além de qualquer compreensão humana. Escribas e fariseus se aproximam de Jesus, trazendo a sua presença uma mulher apanhada em flagrante adultério para inquiri-lo quanto a como Ele procederia neste caso. Jesus apenas responde: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra” (Jo 8.7). Após dispersarem-se os acusadores, Jesus pergunta a mulher onde estavam os homens que a trouxeram e desejavam apedrejá-la e se algum deles a havia condenado, ao que ela responde negativamente. E nesse momento a Graça é revelada: “Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais”.

Todas as Solas, portanto, já haviam sido mostradas pelo maior reformador de todos os tempos.

Lutero, por sua vez, na sua indignação com as circunstâncias a que a Igreja tinha chegado, reafirma aquilo que importava para que a mudança necessária passasse a ocorrer. Gosto da convocação de John Wesley ao povo chamado metodista, para reformar a Nação, particularmente a Igreja, e espalhar a Santidade Bíblica por toda a Terra. E é num cenário em que mais uma vez não podemos nos conformar com o que tem acontecido que precisamos reafirmar aquilo que somente e absolutamente nos identifica e conduz.

Que sejamos meio para a Reforma de Cristo!

______________

Por: Dr. Alexandre Rocha Maia l Diretor de Relações Públicas da ANAJURE. Advogado. Secretário Executivo Nacional da Associação da Igreja Metodista (AIM). Pós-graduado em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.