[FOTO: Presidente da ANAJURE, Edna V. Zilli, falando em defesa da vida / Crédito: Isadora Mendes – ANAJURE]
Na manhã desta segunda-feira (09), a ANAJURE esteve no Congresso Nacional para participar de uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Nascituro, celebrado em 08 de outubro. Na tribuna, a presidente da entidade, Dra. Edna V. Zilli, destacou a importância deste evento, que ocorre em um momento crítico, no qual a proteção à vida se encontra ameaçada.
Além da ANAJURE, a sessão teve pronunciamentos dos deputados Nikolas Ferreira e Christine Tonietto (requerentes da sessão), do Padre João Batista (representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB), de Rose Santiago (Diretora do Centro de Reestruturação para a vida), da Dra. Liliana Bittencourt (Juíza Titular da 7ª Vara Cível de Goiânia), entre outros . Veja o vídeo completo AQUI.
Em seu discurso, a Dra. Edna lembrou o fato da ANAJURE ser uma das poucas organizações engajadas com a defesa da vida admitidas como amiga da corte pelo Supremo Tribunal Federal, no âmbito do processo da ADPF 442, que é uma ação ação que versa sobre a descriminalização do aborto no Brasil.
Ainda, Zilli reforçou que a ADPF 442 representa a desumanização do nascituro: “Deixaremos de ser uma comunidade política fundada no compromisso com a proteção ao humano, para nos tornarmos uma sociedade que protege apenas alguns seres humanos, como se alguns, por seu nível de desenvolvimento, fossem mais humanos que outros”, disse.
Por fim, a presidente da ANAJURE reiterou que o povo brasileiro é, em sua maioria, contrário ao aborto, e que a competência constitucional de decidir sobre esse assunto é do Congresso Nacional, órgão máximo de representação da vontade popular.