Ministério Público de Pernambuco cancela audiência sobre intervalos bíblicos e ANAJURE anuncia que publicará Carta Aberta ao Estado de Pernambuco 

Nesta terça-feira (27), o Ministério Público de Pernambuco cancelou a audiência pública no Colégio Salesiano, que tinha como objetivo discutir ensino e práticas religiosas na rede estadual, conforme programação coordenada pela 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital do Recife (leia mais aqui). A decisão foi tomada cerca de uma hora após o início do evento, devido à incapacidade do espaço escolhido pelo MPPE para acomodar os participantes inscritos e o público que desejava adentrar no local pacificamente. 

A coordenadora estadual em Pernambuco, Dra. Gabriela Moura, estava no local para representar a ANAJURE na defesa da liberdade religiosa dos estudantes pernambucanos quando o cancelamento foi anunciado. 

O evento ocorre após a abertura de um Procedimento Administrativo pelo MPPE, que investiga denúncias feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) contra a existência de encontros organizados por estudantes no contexto dos intervalos escolares para reflexão religiosa voluntária.

A ANAJURE reforça a necessidade de reagendar a audiência em um espaço mais adequado, que permita participação popular ampla e plural de representantes da sociedade civil. A entidade lamenta o ocorrido e informa que em breve divulgará um parecer técnico sobre o caso. Além disso, a entidade está preparando uma Carta Aberta para o Estado de Pernambuco, a qual será divulgada na próxima semana e tem recebido apoio de inúmeros parceiros da organização.