A Fé Cristã, o Direito e os Temários da Bioética foram alguns dos temas abordados no encerramento do I ENAJURE

MESA SITE

Na manhã desta terça, (12), aconteceu o encerramento do I ENAJURE realizado pela ANAJURE em parceria com VINACC – Visão Nacional para a Consciência Cristã. Na ocasião, o Dr. Abner Ferreira e o Dr. Antônio Carlos ministraram no primeiro painel temático da manhã sobre “A Fé Cristã, o Direito e os Temários da Bioética”. 

ABNER SITE PEQUENACom relação à fé cristã neste contexto, o Dr. Abner Apolinário – juiz de Direito e diretor honorário da ANAJURE – enfatizou que “Somos mordomos das oportunidades que Deus nos dá, e não podemos voltar atrás. O Direito tem que adentrar os espaços da bioética sim!”

Explicando que Bioética é o “Estudo transdisciplinar entre ciências biológicas, ciências da saúde, filosofia e direito, que investiga as condições necessárias para uma administração responsável das vidas humana e animal, incluindo questões relacionadas ao meio ambiente“, O Dr. Antônio Carlos ressaltou que alguns temas comuns dentro desta área são:

. Aborto. Eugenia (ex.: transgênicos)
. Fertilização in vitro
. Clonagem
. Pré-seleção de sexo
. Pesquisas com células-tronco
. Antecipação da morte (ex.: eutanásia)
. Responsabilidade moral dos cientistas

ANTONIO CARLOS SITEEntretanto, os temas escolhidos na abordagem do Dr. Antônio Carlos foram: Teologia e Bioética, Capelania Hospitalar e Infanticídio indígena (em especial no Brasil). Durante a palestra ele questionou: “A Teologia ainda nos faz ser apaixonados? Por quais razões defendemos a vida? Quais as bases racionais do nosso posicionamento?” e citou a Drª. Balmaceda “Temos cumprido nosso papel profético?” relembrando aos presentes o que está escrito em Defesa dos indefesos em Tiago 1.27 – “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Após este painel, o segundo tema da manhã abordado foi: “O papel da Advocates International, da FIJC e da ANAJURE diante do cenário de perseguição cristã que se avizinha: propostas e perguntas” –  Por:  Dra. Nina Balmaceda (Advocates International), Dra. Lidia Garcia Torralba (Federación Interamericana de Juristas Cristianos) e Dr. Uziel Santana (ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here