[APRESENTAÇÃO]


A ANAJURE, com apoio da Universidade Adventista de São Paulo (UNASP), promove a quarta edição do ACADEMIA ANAJURE, com vistas à formação numa Cosmovisão Cristã aplicada às Ciências Jurídicas, baseando-se nas mais importantes teorias existentes no establishment acadêmico, que comprovam que o Cristianismo foi decisivo para a formação do Estado Democrático de Direito e sistemas jurídicos nacionais do mundo contemporâneo.

O Programa compreende, eminentemente, uma semana de aulas, em sistema internato, que ocorrerão de 13 a 18 de dezembro de 2020, no Campus Engenheiro Coelho, UNASP.

Serão selecionados, para a turma de 2020, 50 participantes, os quais receberão uma bolsa que inclui:

  • Participação nas aulas e palestras;
  • Hospedagem Standard na semana do curso, de 13 a 19/12 - (check-in no domingo e check-out no sábado);
  • Alimentação – café da manhã, almoço e jantar entre os dias 14 e 18/12 - (da segunda à sexta);
  • Material Didático;
  • Certificado de conclusão de curso com carga horária de 40 horas;
  • Admissão como Membro da ANAJURE (isenção da anuidade 2020).

BAIXE AQUI a Lista de classificados para fase de entrevistas do ACADEMIA ANAJURE 2020

Resultado final do processo seletivo do ACADEMIA ANAJRUE. Lista de aprovados


[OBJETIVOS]

  • Promover a sistematização, atualização e aprofundamento das discursões sobre as interlocuções entre o Direito e a Cosmovisão Cristã;
  • Equipar jovens líderes a aplicar a Palavra de Deus em cada esfera de suas vidas;
  • Promover o intercâmbio de experiências entre estudantes de Direito;
  • Possibilitar orientação espiritual e Capelania aos participantes;
  • Promover troca de conhecimento e experiências entre os estudantes e os professores.

[PÚBLICO ALVO]

Para a quarta edição do ACADEMIA (2020) serão selecionados apenas 50 participantes (todos com direito à bolsa), dentre estudantes de Graduação e Recém-formados em Direito.

[DATA E LOCAL]

13 a 18 de dezembro de 2020

Campus Engenheiro Coelho, UNASP.



[PROFESSORES]

Presidente da ANAJURE, professor da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Histoire du Droit pela EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) de Paris. Ex-Presidente da FIAJC (Federación Interamericana de Juristas Cristianos).

UZIEL SANTANA

Helio Carnassale concluiu o bacharelado em Teologia pelo IAE, atual UNASP-SP, e o mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de SP. Durante oito anos foi Diretor Geral do UNASP-SP. Desde agosto de 2015, é o Diretor de Liberdade Religiosa e Espírito de Profecia da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

HELIO CARNASSALE

Vice-Presidente Sênior e Conselheiro Sênior de Formação Estudantil e Desenvolvimento da Alliance Defending Freedom(ADF). Doutor em Direito pela Universidade da Califórnia e Doutor em Estudos sobre Igreja e Estado pelo Seminário Teológico Whitefield. Diretor do Programa Blackstone Legal Fellowship.

JEFFERY VENTRELLA (EUA)

Ministro da Justiça e Segurança Pública. Ex-Advogado-Geral da União. Formado pela Faculdade de Direito de Bauru (SP). Doutor em Estado de Direito e Governança Global e Mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Também é pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB).

ANDRÉ MENDONÇA

Doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, aprovado com distinção. Especialista em Direito Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especialista em Docência Universitária. Atualmente é Coordenador e Professor da faculdade de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, ministrando nas disciplinas de Direito Econômico, Direito Constitucional - Ordem Tributária, Econômica e Social, Direito Eleitoral. Membro do Grupo de Pesquisas Pacto Federativo, Tributação e Financiamento dos Direitos Sociais, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área Direito Público, com ênfase no Direito Tributário, Direito Econômico e Direito Financeiro.

FILIPE PIAZZI

Advogado, Diretor Jurídico da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, especialista em “Tutela dos Interesses Difusos” pela Universidade da Amazônia e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Professor de Direito em diversas faculdades e universidades brasileiras. Membro do Conselho Diretivo Nacional e do Núcleo de Inteligência Jurídica do Terceiro Setor da ANAJURE.

LUIGI BRAGA

Pastor da Igreja Esperança. Possui Graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui mestrado em Teologia e Ciências da Religião. Representante do L'Abri Fellowship Brasil.

GUILHERME DE CARVALHO

Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento/SP. É professor de filosofia e autor dos livros “Contra o aborto” e “A imaginação totalitária”.

FRANCISCO RAZZO

Graduação, Mestrado e Doutorado em Química pela Unicamp. Pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas na Universidade de Purdue, EUA. Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor e coordenador do Centro de Pesquisas em Ciências, Fé e Sociedade - Discovery-Mackenzie - da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

MARCOS EBERLIN

Deputado Federal. Presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo e em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas.

SILAS CÂMARA

Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, com ampla experiência na Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social. Mestre em Direito Comparado e Doutor em Direito Constitucional, ambos pela Universidade Complutense de Madri, autor de diversos livros sobre Terceiro Setor e professor da Universidade Católica de Brasília. Conselheiro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

EDUARDO SABO PAES

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências Jurídicas. Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Tradição da Lei Natural". Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Graduado em Direito no Centro Universitário do Pará.

VICTOR SALES PINHEIRO

Presbítero e membro da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, São Paulo, graduado em Ciências Exatas (B.A em Artes 1971), fez o mestrado (Th. M) em Teologia Sistemática no Bíblical Tehological Seminary (EUA, 1974). É professor, escritor, educador, tradutor e conferencista.

SOLANO PORTELA

É doutora em literatura francesa pela UFRJ e mestre em teologia filosófica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Desde 2005, escreve em seu blog (normabraga.com.br) sobre cosmovisão cristã, teologia, arte e política. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria de imagem pela Closet Inteligente.

NORMA BRAGA

Professora do departamento de biologia celular da UnB. Professora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UnB. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela USP, mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela USP e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp (1989). Presidente do movimento nacional da Cidade pela Vida. Presidente da ONG Brasil sem Aborto.

LENISE GARCIA

Advogada. Especialista em Processo Civil e pós-graduada em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Conselheira e Membro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE. Presidente da Comissão de direito e liberdade religiosa da OAB/SP - 33ª Subseção.

SINDY SANTIAGO

Vice-presidente da ANAJURE. Secretária da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR. Membro da Comissão de Direito do terceiro setor da OAB/PR. Pós-graduada em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, Direito do Terceiro Setor e Direito Ambiental. Membro da Comissão Especial de Liberdade Religiosa/OAB.

EDNA ZILLI

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

JOSÉ DO CARMO VEIGA

Possui mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2003). Atualmente é Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Vice-Presidente da Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos. Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil. Conselheiro da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos. Diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros. Membro do Conselho da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e Apresentador do Programa de Rádio Quando A Noite Vem.

FABIO DUTRA

Possui graduação em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Amazonas e mestrado em História da Ciência pela PUC/SP. Coordenador do NBDI (Núcleo Brasileiro de Design Inteligente), Campinas - SP, desde 1998.

ENÉZIO EUGÊNIO

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 2014. Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2015). Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1987). Especialista em Direito do Trabalho e em Direito Processual Civil. Foi advogado das instituições educacionais metodistas no Brasil, de empresas de construção civil e imobiliária até 2014. Tem experiência nas áreas de Direito Civil, Trabalhista, Tributário e Comercial.

ACHILE MÁRIO ALESINA JÚNIOR

Advogado e pós-graduado em “Direito do Terceiro Setor” pela Universidade Positivo e em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Vice-presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR. Diretor Jurídico do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

ACYR DE GERONE

Secretário executivo nacional da Associação da Igreja Metodista (AIM). Pós-graduado em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor de Assuntos Denominacionais do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

ALEXANDRE MAIA

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós Graduada em Direito Tributário, Direito Público com Ênfase em gestão pública e processos. Procuradora do Estado de São Paulo. Coordenadora Estadual da ANAJURE em São Paulo.

CÍNTIA CRISTINA

Diretor Executivo da ANAJURE. Doutorando em Direito Público na Universidade de Coimbra. Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra. Especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com ANAJURE, Ius Gentium Conimbrigae e Regent's Park College da Universidade de Oxford. Pós-Graduação pela Sede das Nações Unidas em Genebra.

FELIPE CARVALHO

[PROCESSO SELETIVO]

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Academia ANAJURE - turma 2020 - deverão ser efetuadas no site www.anajure.org/academia, entre 04/03/2020 e 30/04/2020.

A taxa de inscrição no Processo Seletivo:

  • R$ 130,00 – inscrições de 16 de março a 30 de abril

A taxa de inscrição poderá ser paga por meio de boleto bancário ou cartão de crédito, via Pagseguro. Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição.

Os inscritos serão submetidos ao Processo Seletivo composto de duas etapas, conforme explicado adiante:

1ª Etapa - Avaliação textual-argumentativa

O candidato, após a confirmação de sua inscrição, deverá fazer o upload, no site da Academia, do dia 01/05/2020 ao 04/05/2020, dos seguintes documentos, sob pena de exclusão do processo seletivo:

  • Carta de motivação
  • Carta de recomendação de um Professor
  • Carta de recomendação de um Pastor/Ministro/Líder Espiritual
  • Currículo Lattes atualizado
  • Histórico Escolar
  • Uma resenha crítica - de até 1.000 palavras - sobre o tema "As relações entre a Cosmovisão Cristã, o Direito e a defesa da Liberdade Religiosa"

2ª Etapa - Entrevistas

Os candidatos aprovados na 1ª Etapa serão entrevistados, via Skype, entre os dias 06 e 08 de maio, em horário agendado e publicado através de edital*, no site e nas redes sociais oficiais da ANAJURE.*

 

*Atenção: esse valor é intransferível e não poderá ser reembolsado em casos de não aprovação no processo seletivo, bem como se o aluno não cumprir o prazo para submissão da documentação exigida.

**Atenção: as despesas com passagens aéreas devem ser pagas pelo participante.

[CRONOGRAMA]

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE

Inscrições: Prorrogadas até 30 de abril

Envio dos documentos: de 01 a 04 de maio

Divulgação dos candidatos classificados para entrevistas: 05 de maio

Entrevistas: entre os dias 06 e 08 de maio

Divulgação do resultado final: 12 de maio

Realização do curso: De 13 a 18 de Dezembro

[PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA]


em breve divulgaremos


[EDIÇÕES ANTERIORES]

ACADEMIA 1 - 17 a 21 de Julho de 2017
ACADEMIA 1 - 17 a 21 de Julho de 2017
ACADEMIA 1 - 17 a 21 de Julho de 2017
ACADEMIA 2 - 15 a 21 de Julho de 2018
ACADEMIA 2 - 15 a 21 de Julho de 2018
ACADEMIA 2 - 15 a 21 de Julho de 2018
ACADEMIA 3 - 21 a 27 de Julho de 2019
ACADEMIA 3 - 21 a 27 de Julho de 2019
ACADEMIA 3 - 21 a 27 de Julho de 2019

[ENVIO DOS DOCUMENTOS]

Envio encerrado

[FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES]

1 - Participei de edições anteriores do Academia ANAJURE, posso participar novamente?
Aqueles que figuraram entre os selecionados e participaram, efetivamente, do curso nos anos anteriores, não poderão ser selecionados novamente. Entretanto, não há nenhum impedimento para a participação daqueles que se submeteram ao Processo Seletivo de 2019, mas não estiveram presentes nas edições anteriores, seja por não terem sido aprovados, seja por quaisquer outros motivos.

2 - Até quanto tempo pode considerar-se recém-formado em Direito para se inscrever no Processo Seletivo?
Não há um prazo máximo de tempo de conclusão do curso de Direito para poder participar do Processo Seletivo. Porém, em caso de empate nas avaliações, será dada prioridade aos participantes que atualmente estão na graduação ou que fazem menos tempo que a concluíram.

3 – Se o candidato não for um dos 50 selecionados para receber a bolsa, há a possibilidade de pagar para participar do curso?
Não. Todas as 50 vagas abertas no Academia ANAJURE são bolsas, portanto, não há possibilidade de pagar para participar do curso.

4 – Não sou recém-formado em Direito nem estudante de Direito, mas faço/ concluí outro curso, posso participar do Processo Seletivo mesmo assim?
O programa da Academia ANAJURE é apenas direcionado para estudantes de graduação e recém-formados em Direito. Porém, há outros programas da ANAJURE de capacitação e treinamento que são abertos às pessoas das diversas áreas do conhecimento, como a Pós-Graduação Internacional Lato Sensu em Direitos Humanos Fundamentais (contato:[email protected]).

5 – Caso eu não seja aprovado no Processo Seletivo ou perca o prazo para submeter à documentação necessária no site, recebo o valor da inscrição de volta?
Não. Esse valor é intransferível e não poderá ser reembolsado em casos de não aprovação no processo seletivo, bem como se o aluno não atendeu o prazo para submissão da documentação exigida.

6 – A bolsa inclui também as passagens aéreas e transporte de ida e volta até o local do curso?
Não. As despesas com passagens aéreas devem ser pagas pelo participante selecionado no Processo Seletivo. No entanto, sobre o transporte dos alunos do aeroporto até o local do curso, a ANAJURE buscará disponibilizar um transfer a ser rateado pelos participantes.

7 – Sou menor de idade, posso me inscrever no Processo Seletivo e participar do curso?
Sim. Desde que esteja cursando a graduação em Direito e atente para a legislação referente à viagem dos menores de idade.

8 – Fui um dos selecionados no Processo Seletivo, porém não vou poder ir, posso mandar outra pessoa em meu lugar?
Não. A bolsa do Academia ANAJURE é estritamente pessoal e intransferível, portanto, em caso de desistência de aluno já aprovado no Processo Seletivo, a mesma será automaticamente direcionada ao primeiro candidato da lista de espera e assim consecutivamente.

[CONTATO]

[email protected]