ALIANÇAS REGIONAIS l Associação de Evangélicos na Africa: Moldando a Agenda de Desenvolvimento pós-2015

wea_logo

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são, em essência, um "mapa do caminho para o desenvolvimento do mundo até 2015". Eles exemplificam o conteúdo central da agenda do desenvolvimento contemporâneo de governança global. Todos os países e agentes de desenvolvimento provaram até agora agir de acordo com esta estrutura e pensamento. O quadro dos ODM permanece válido até 2015, data prevista para a sua execução, e, na prática, adquiriu um convincente caráter político e moral.

A AEA participou de uma reunião organizada pela United Nations Millennium Campaign (UNMC) – Campanha do Milênio das Nações Unidas, uma unidade de campanha criada em 2002 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em resposta aos falhos esforços dos governos em manter suas promessas e compromissos para alcançar os ODM até o ano-meta de 2015. O tema do encontro foi: "aumentando a participação de comunidades religiosas na definição da agenda de desenvolvimento pós-2015". Estiveram presentes participantes de várias organizações religiosas.

Foi apropriado que tal reunião fosse realizada no "Dia da África", tendo em vista que a União Africana marcou o seu Jubileu de Ouro em Addis. O valor deste dia sendo a unidade que ordena; onde, como africanos, nós não só refletimos a nossa própria história e herança, mas também confessamos o potencial e promessa que o nosso continente detém.

"Quais são as principais expectativas da nossa comunidade no processo posterior a 2015?" Esta foi uma das principais questões postas pelo UNMC durante a reunião.

Os participantes compartilharam como o quadro do ODM é atado com ética muito forte e firme. Prevendo uma sociedade onde a dignidade humana é primordial e o fim da pobreza realista, essa voz moral é importante. Infelizmente, como Evangélicos e Cristãos, em geral nós temos rendido esse processo de discussão para os políticos, que são vistos como tendo um "déficit moral", para propagar a ética na agenda dos ODM.

O Diretor-Adjunto da UNMC África, Charles Akelyira, expressou que sentiu fortemente que nós como comunidades baseadas na fé temos um papel maior a desempenhar na implementação do atual ODM enquanto desempenhamos um papel motivacional no processo pós-2015.

_____________________________
FONTE: WORLD EVANGELICAL ALLIANCE
TRADUÇÃO: ISABELA EMERICK

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here