ANAJURE participa de abertura de evento com juristas e líderes da América Latina

Encontro decide constituição da Federação Inter-Americana de Juristas Cristãos (FIAJC) e será seguido pela 10ª Convenção Latino-Americana de Juristas Cristãos (X CLAC).

Diretoria - FIAJC site

Da esquerda para a direita  Dr. Uziel Santana – (presidente da ANAJURE),  Dr. Jean Regina – (diretor de assuntos denominacionais da ANAJURE), Dr. Thiago Vieira (membro da ANAJURE), Dr. Brent McBurney/EUA – (presidente da Advocates Internacional – aliada da ANAJURE) e Dr. Enio Araújo – (vice-presidente da ANAJURE)

 

Começou na última  quinta (16), em Montevidéu, no Uruguai, a reunião entre advogados e juristas membros da Federação Inter-Americana de Juristas Cristãos (FIAJC) onde foi constituída formalmente a entidade, da qual a ANAJURE faz parte. Denominada Cúpula de Líderes em Montevidéu, no encontro foram analisados o novo estatuto e a constituição jurídica da FIAJC, que passará a ser uma organização internacional com o objetivo de participar mais ativamente dos fóruns e órgãos da comunidade internacional, como a Organização da Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

A ANAJURE (Associação Nacional de Juristas Evangélicos) está sendo representada pelo seu presidente, Dr. Uziel Santana, e por vários diretores do Conselho Diretivo Nacional, sendo a partir deste momento membro fundadora da FIAJC. 

Uziel - FIAJC site

Ontem (16) foi um dia muito especial para a América Latina e para o Brasil. A Federación Inter Americana de Juristas Cristianos se constituiu formalmente, e o Brasil, através da ANAJURE, é membro fundador. Glória a Deus por isso. Temos muito trabalho pela frente, junto com nossos irmãos e irmãs latino-americanos. Que Deus nos abençoe em todas as coisas. 

Uziel Santana

O evento, que se estenderá até hoje (17), ocorre no parlamento uruguaio, e será iniciado com o discurso do presidente da Câmara dos Deputados, que se dirigirá ao conselho diretivo da entidade. Na sequência, haverá a assembléia onde será analisado o estatuto da FIAJC, bem como todos os detalhes de sua constituição.

A palavra passará na sequência ao Dr. Brent McBurney, presidente da Advocates Internacional, entidade mundial da qual faz parte a Federação Latino-americana entre outras federações continentais. McBurney declarou anteriormente em entrevista à ANAJURE, que os eventos da FIJAC tem grande importância pois estão alinhados à missão da Advocates International. Preparamos defensores para atender localmente, organizar nacionalmente e cooperar regionalmente e globalmente com a promoção da justiça, Estado de Direito, liberdade religiosa, reconciliação e integridade”, afirmou.

O evento terá ainda um workshop sobre liderança, funcionamento e desenvolvimento da organização, com a direção do sociólogo Esteban Larossa.

A FIAJC é uma organização de juristas que luta pela integração da fé cristã com o exercício da profissão legal, promovendo paz, justiça e o desenvolvimento integral das Américas. A federação teve inicio em 2001, na cidade de Ica, no Peru, por ocasião da I CLAC, onde se reuniram mais de 100 juristas procedentes da Argentina, Colômbia, Guatemala, Chile, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Peru e Uruguai.

Em Buenos Aires, durante os dias 18 e 19, haverá a realização da 10ª Convenção Latino Americana de Juristas Cristãos (X CLAC), que tem por tema principal desta feita ‘Busquemos justiça na America latina: Desafios e Perspectivas’.

Nesse evento, serão discutidas várias questões da América Latina dentro da visão e perspectiva cristã. Entre os temas que serão debatidos durante o encontro de juristas de Buenos Aires estão: a política de drogas na América Latina, violência doméstica, criminalidade, justiça restaurativa, Direitos humanos, entre outros.

De acordo com o Dr. Gerardo Amarilla, presidente da FIAJC, a entidade compartilha os mesmos objetivos da ANAJURE. “Estamos particularmente satisfeitos com o trabalho e a organização da ANAJURE no Brasil, com quem partilhamos os objetivos e, sobretudo, os mesmos princípios e valores bíblicos que promovem e incentivam-nos a trabalhar juntos”.

Para o presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, a participação nos eventos contribuirá para a continuidade da inserção da entidade na comunidade jurídica e cristã internacional. “Iniciamos esse processo com membridade na RLP – Religious Liberty Partnership – assim como, em nível regional, como no caso da FIAJC. Por isso mesmo, nós rogamos a Deus que tudo que aconteça em Montevidéu e Buenos Aires sirva de preparação para a atuação dos juristas cristãos em seus países. As expectativas são grandes no Senhor”.

______________

Por: ANAJURE – International Press Office l Angélica Brito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here