ANAJURE realiza encontro entre lideranças políticas e religiosas para apoiar PL 1219/2015, que cria o Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa no Brasil

Com apoio da liderança do Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade Religiosa – IPPFoRB (sigla em inglês – International Panel of Parliamentarians  for Freedom of Religion or Belief), cujo coordenador no Brasil é o Deputado Federal Leonardo Quintão, também autor do Projeto de Lei “Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa” com número PL 1219/2015 (veja aqui), que foi elaborado por uma Comissão de Juristas da ANAJURE, na próxima quarta-feira (17), acontecerá um encontro entre representantes de várias religiões no Brasil com os presidentes da Câmara dos Deputados Federais e do Senado Federal, Deputado Eduardo Cunha e Senador Renan Calheiros, assim como com o Vice-Presidente da República, Michel Temer, para apresentação do PL, com o objetivo de acelerar a votação do texto na Câmara  e no Senado, em defesa da liberdade religiosa.

Veja abaixo as entidades que estarão representadas nas audiências do dia 17:

– A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
– Associação Internacional Escolas Cristãs – ACSI/Brasil
– Aliança Evangélica Brasileira
– Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil

– Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)
– Asas do Socorro
– Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE)
– Associação da Igreja Metodista
– Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (AECEP)
– Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB)
– Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA)
– Associação Nacional de Entidades Adventistas de Educação no Brasil
– Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos
– Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia
– Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
– Confederação Israelita do Brasil (CONIB)
– Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI)
– Convenção Batista Brasileira
– Convenção Batista Independente
– Convenção Batista Nacional
– Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS)
– Igreja Adventista Para a América do Sul.
– Igreja Evangélica Luterana do Brasil
– Igreja Metodista do Brasil
– Igreja Metodista Livre
– Igreja O Brasil para Cristo
– Igreja Presbiteriana do Brasil
– Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
– Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil
– Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
– Missão Portas Abertas

– Sepal
– Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
– Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
– Universidade Presbiteriana Mackenzie

Antes das audiências, o Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, e o Deputado Federal Leonardo Quintão se reunirão com a comitiva dos representantes religiosos no Auditório Freitas Nobre, subsolo do anexo IV da Câmara dos Deputados, às 10 da manhã, onde os presentes assinarão uma moção de apoio ao Estatuto (Veja aqui o texto da Moção).

Para o Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, este é um momento histórico para a sociedade brasileira porque religiões de diversas matizes, principalmente a cristã, estarão reunidas para juntas lutarem pelo principal direito humano fundamental, que é a liberdade religiosa. "Trata-se de uma inciativa que vem a responder de modo propositivo e democrático à onda de violações reais, como ocorre no Oriente Médio, assim como violações de ordem simbólica, como ocorre diuturnamente no Brasil, ao principal direito humano fundamental, qual seja, a Liberdade Religiosa. Este PL, elaborado com esmero e cuidado por uma comissão de juristas da ANAJURE, e ratificado pela autoria do Excelentíssimo Deputado Leonardo Quintão, certamente contribuirá para o aprofundamento do Estado de Democrático de Direito no Brasil".

O Deputado Quintão, autor da iniciativa e coordenador do movimento de parlamentares para a liberdade religiosa no mundo – o IPPFoRB – disse: “em momentos como esse, o parlamento dá uma resposta de qualidade aos problemas que enfrentamos no que concerne à liberdade religiosa, como um direito de todos e para todos, desde o teísta, passando pelo não teísta e chegando ao ateísta. O Brasil deve ser protagonista neste cenário protetivo. Por isso, com alegria reunimos este conjunto de autoridades religiosas para demonstrar que o nosso projeto – fruto do meticuloso trabalho da ANAJURE, coordenado pelo Dr. Uziel Santana – é uma legislação de suma importância para o nosso país, servindo, inclusive, de modelo para outras nações”.


Leia também: PL 1219/2015 para criação do Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa no Brasil é protocolado pela FPMRAH e ANAJURE no Congresso Nacional 

________________________
Por Wanda Galvão l ANAJURE

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here