ANAJURE se reúne com o Conare para planejamento de ajuda humanitária direcionada aos afegãos em situação de risco

Na última segunda-feira (06), a presidente interina da ANAJURE, Dra. Edna Zilli, e o coordenador do Departamento de Refugiados e Ajuda Humanitária da entidade, Dr. Igor Pacheco, se reuniram com Ricardo Martins Rizzo, Chefe da Divisão de Nações Unidas III do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Vice-Presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo do encontro foi dar detalhes de solicitações de assistência em andamento no ANAJURE Refugees, além de tratar sobre demandas específicas de violações aos direitos humanos no Afeganistão.

Nesse sentido, a ANAJURE já vinha se mobilizando no Brasil e no exterior, desde a tomada de poder pelo Talibã em agosto, no intuito de colaborar com várias entidades internacionais para que pessoas em situação de risco pudessem ser ajudadas. Inclusive, a ANAJURE recebe diariamente mensagens com pedidos de assistência, especialmente de afegãos já refugiados no Brasil que podem cooperar no recebimento e adaptação de seus parentes.

Sobre isso, na reunião, a Dra. Edna Zilli parabenizou o MRE e o MJSP pelos esforços empreendidos para que Brasil pudesse conceder o visto humanitário para pessoas vindas do Afeganistão, o que ocorrerá por meio das embaixadas em Islamabad, no Paquistão, Teerã, no Irã, Moscou, na Rússia, Ancara, na Turquia, Doha, no Catar, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Os critérios do visto estão explicados na portaria interministerial do MRE e MJSP publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (08) (veja AQUI).

A ANAJURE segue com suas parcerias e tratativas no intuito permanecer cooperando com apoio técnico-jurídico em todas as etapas que a ajuda humanitária dos casos em andamento englobam.