ARGENTINA – Pastor batista sofre tentativa de assassinato

Argentina-Flag

 

O pastor Marcelo Nieva, que lidera a Igreja Batista Pueblo Grande, a qual trabalha com vítimas de violência doméstica, tráfico sexual e viciados em drogas, foi baleado várias vezes enquanto dirigia em Río Tercero na noite de 21 de Outubro. Na ocasião, estava com o pastor um membro da igreja, Daniel Carreño. Felizmente eles não foram atingidos pelos tiros.

Um grupo de lideres batistas nacionais e provinciais da Argentina manifestou-se acerca do ataque, ressaltando que a tentativa de assassinato do pastor é o caso mais recente e mais grave em um padrão de ameaças e assédio contra ele. Em declaração conjunta, o grupo, que inclui a Convenção Evangélica Batista Argentina e a Associação de Igrejas Evangélicas Batistas da Província de Córdoba, acusou diretamente “assassinos associados ao narcotráfico que estão se infiltrando na polícia Córdoba e que por vingança tornaram o pastor Nieva em alvo por causa de seu trabalho pastoral e da queixa anterior que ele apresentou contra eles para o Tribunal Federal de Córdoba.”

O Dr. Alejandro Zeverin Escribano, advogado que representa o pastor Nieva, informou que o Tribunal Federal de Córdoba ordenou que sejam designados guardas federais para proteção do pastor e do senhor Carreño. Ele ressaltou que a nova ordem de proteção seguiu uma ordem do Tribunal Federal deste verão para proporcionar à igreja proteção dia e noite. Dr. Zeverin Escribano expressou preocupação porque a ordem de proteção não foi suficiente, e cobrou uma investigação completa e julgamento daqueles responsáveis pela campanha de assédio, ataques e recente tentativa de assassinato.

O pastor Nieva recebeu apoio nacional e internacional ano passado quando as acusações foram feitas contra ele no âmbito da legislação “anti-culto”, adotada em nível provincial. Líderes denominacionais argentinos e especialistas jurídicos criticaram esta lei que visava tornar a igreja alvo  de perseguição. Eles disseram à CSW que acreditam que o pastor foi alvo de políticos corruptos e membros da força policial local por causa do trabalho da igreja com vítimas de tráfico sexual e viciados em drogas.

O Chefe Executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse: “Nós ficamos perturbados em receber as notícias da tentativa de assassinato do pastor Marcelo Nieva e o ataque ao seu veículo enquanto ele estava dirigindo com um membro de sua igreja. Esta é a culminação de uma longa campanha de assédio e ataques ao pastor Nieva e sua igreja e estamos preocupados que a impunidade só irá encorajar aqueles responsáveis. Agradecemos ao Governo Federal Argentino pela proteção que foi designada ao pastor Neiva e à igreja, mas chamamos os funcionários do governo para fazer mais e garantir que esses tipos de ataques não voltem a ocorrer. Nós também pedimos ao governo que revogue a legislação anti-culto que foi manipulada para atingir este pastor e igreja e constitui uma grave ameaça para a liberdade de religião ou crença na Argentina.”

________________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Isabela Emerick l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here