Atualização da situação do Pr. Saeed Abedini

o-SAEED-ABEDINI-facebook

O caso do pastor Americano Saeed Abedini teve uma mudança para pior. Ele tem sido mantido algemado e sem assistência médica em um hospital, uma vez que guardas Iranianos proibiram visitantes.          

Semanas atrás, Pr. Saeed, cidadão americano, foi retirado da Prisão Rajai Shahr para um hospital particular no Irã. Foi dito a ele que a mudança teria a finalidade de fazer mais testes para averiguar sua condição de saúde, já deteriorada, e realizar uma cirurgia para aplacar dores crônicas na região do estômago – resultado de vários espancamentos na prisão. Ele passou por vários exames e recebeu a alimentação necessária.

Atualmente, tudo mudou. No dia 13 de março, guardas atacaram violentamente o Pr. Saeed e um parente idoso que tinha ido visitá-lo no hospital. O pastor foi preso e algemado. Seu parente idoso foi duramente carregado e expulso do hospital.

Os guardas afirmaram que tinham uma ordem judicial para proibir visitantes, e tinham instrução para algemá-lo sempre. Os médicos do hospital também disseram ao Pr. Saeed que ele tinha que deixar o hospital e retornar à prisão. Eles estão se recusando a dar mais que analgésicos a ele. A cirurgia foi negada – o único tratamento que ajudaria. Eles têm recusado até dar os resultados dos exames.

O momento destes dois acontecimentos é muito suspeito. No que parece ser um movimento para colocar o Irã em posição favorável, Pr. Saeed foi levado ao hospital, algo que sua família Iraniana vinha pedindo há meses, coincidindo com a chegada da Alta Representante da União Europeia, Catherine Ashton, no Irã. Entretanto, tão logo ela deixou o país, o Pr. Saeed foi informado que voltaria à prisão sem receber qualquer tratamento real.

A União Europeia tem cuidado do caso do pastor há algum tempo e este movimento permitiria que oficiais Iranianos registrassem que ele estava recebendo tratamento médico se seu caso fosse levantado durante a visita da UE ao Irã.

Esta perturbadora mudança de eventos reitera a necessidade de manter pressão no Irã. Sempre que a pressão diminui, a situação piora. Não se pode permitir que o Irã continue com os abusos e maus tratos ao Pr. Abedini longe dos olhares do público. O governo Iraniano está o aprisionando equivocadamente e negando a ele tratamento médico pelo fato de ser Cristão. Cada dia longe de sua família e sem o tratamento médico é outro abuso de direitos humanos.

Enquanto as ações do Irã parecem minar a sinceridade de seus líderes em prometer ao mundo mudanças, ainda há uma oportunidade de ação para o Presidente Rouhani e para o Supremo Líder do país.

Hoje, 21 de março é o ano novo no Irã, um tempo em que a clemência é geralmente concedida a prisioneiros de consciência. Se o Irã quer se mostrar ao mundo de modo diferente, agora é hora de conceder clemência ao Pr. Saeed. O Ministro de Relações Estrangeiras, Zarif, disse que a clemência poderia ser possível. Agora seria a hora. Continuemos em oração pela liberdade do Pr. Saeed. 

Agora mesmo, uma equipe de advogados dos EUA e de escritórios internacionais está se encontrando com líderes mundiais no escritório das Nações Unidas em Genebra.

____________________________
FONTE: ACLJ
TRADUÇÃO: Jorge Alberto l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here