Aula Magna do curso de Teologia debate o Direito de Liberdade Religiosa

Alunos de teologia interagiram com o palestrante

Ulbra

 

O presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), Uziel Santana dos Santos, foi o preletor da Aula Magna do curso de Teologia da ULBRA Canoas, que ocorreu na manhã de segunda-feira, 02.03, na Universidade. O evento apresentou o tema O Direito de Liberdade Religiosa no Brasil e no Mundo: qual o papel do Cristianismo?

 

Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pesquisador do Direito Bíblico, o jurista afirmou que o direito de liberdade religiosa constitui-se em um direito de liberdade fundamental, mas que existe uma violência real contra esse direito em vários locais do planeta. Em relação ao Brasil, o palestrante observou que, mesmo sem uma perseguição aberta a grupos religiosos, existe a chamada violência simbólica, que pode ser exemplificada pela crescente desconstrução de valores judaico-cristãos fundamentais. “Muitas vezes isso é feito por minorias, que chegam a contar com o aparelhamento do Estado”, avaliou. Essa violência também pode ser sentida no preconceito e discriminação praticados contra determinados grupos evangélicos e fieis adeptos de religiões afro-brasileiras. O preletor enfatizou que os teólogos e as comunidades cristãs devem participar da esfera pública para defender suas liberdades civis fundamentais, devendo combater o processo de privatização da fé que vem sendo promovido em muitas instâncias da sociedade.

 

Os estudantes de Teologia puderam dialogar com o convidado, problematizando diversas questões de ordem prática. Além de alunos, pastores e professores de Teologia, esteve presente ao evento o deputado estadual Marcel van Hattem, que enalteceu o conteúdo da palestra proferida por Uziel e ressaltou a necessidade de uma participação mais ativa dos cristãos no cenário público e político. O coordenador do curso, Thomas Heimann, encerrou a aula relembrando a importância do tema para a Teologia Cristã, que precisa estar sempre pronta a dar testemunho público de sua fé, num diálogo crítico e construtivo com as questões de ordem civil.

 

O tema da aula magna será aprofundado no XIV Fórum ULBRA de Teologia, que se realizará em 7 e 8 de outubro de 2015, abordando o Cristianismo, Política e Estado Laico: Tensões e Intersecções na contemporaneidade.

 

Ao final da atividade, foi realizado o lançamento do livro O Direito de Liberdade Religiosa no Brasil e no Mundo, publicado pela ANAJURE e organizado por seu presidente. A obra reúne juristas que militam, há muito tempo, em defesa da liberdade religiosa nos mais importantes segmentos religiosos do Brasil e no mundo.

_____________________________
FONTE: Sala de Imprensa l ULBRA Canoas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here