De 03 a 06 de abril, o Brasil sediará pela primeira vez a Consulta Anual da Religious Liberty Partnership

[read in english] – Brazil hosts the Annual Consultation of the Religious Liberty Partnership for the first time. 

[leer en español] – Brasil será sede por primera vez de consulta Anual de la Religious Liberty Partnership. 

 
RLP. FACE
Clique aqui para acessar o hotsite do evento e inscrever-se nas plenárias abertas ao público.
 

De 3 a 6 de abril, a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) e a Religious Liberty Partnership (RLP) realizarão em Brasília a Consulta Anual da RLP, com as principais entidades cristãs que lidam com liberdade religiosa em todo o mundo. A programação contará com plenárias abertas ao público, conforme pode ser visto detalhadamente na programação neste linkO evento ocorrerá no Quality Hotel & Suites – Brasília-DF, com abertura na noite do dia 03, seguido de uma Sessão Solene no Senado Federal (Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães – Interlegis às 14h30 no dia 04), e visita ao Presidente da República, Michel Temer, para entrega de relatórios de liberdade religiosa elaborado por entidades membros da RLP. O evento continua no hotel nos dias 05 e 06 e para participar é necessário inscrever-se no hotsite do evento, clicando aqui.  

A Religious Liberty Partnership (RLP) é uma rede global de organizações cristãs focadas na proteção e fomento da liberdade religiosa ao redor do mundo. Com membros de mais de 40 países, a RLP procura conectar e trabalhar em conjunto com todas as suas organizações associadas, visando aumentar a defesa, assistência e proteção das pessoas que enfrentam restrições religiosas. Embora os membros da RLP sejam organizações de inspiração cristã, a RLP apoia e defende a liberdade religiosa para todos. Nos últimos anos, a RLP abordou de forma colaborativa problemas e desafios da liberdade religiosa em muitos países, incluindo o Afeganistão, China, Índia, Oriente Médio, Nigéria, Coreia do Norte, Paquistão, Síria, Sri Lanka e Vietnam.

Anualmente, a RLP realiza uma Consulta Global que reúne líderes de Instituições que trabalham para proteger a liberdade religiosa nas diferentes partes do globo, com o objetivo de estimular e fomentar parcerias de colaboração entre as organizações. Em 2017, pela primeira vez, o evento será no Brasil e a ANAJURE foi escolhida para sediar a Consulta.


palestrantesEntre os palestrantes da Consulta de 2017 estão Dr. Uziel Santana (Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE- e Federación Interamericana de Juristas Cristianos – FIAJC), Dr. Davi Charles Gomes (Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM), Pr. Cassiano Luz (Associação Brasileira de Missões Transculturais – AMTB), Pr. Ronaldo Lidório (Igreja Presbiteriana do Brasil, APMT, WEC), Deputado Leonardo Quintão (Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária – FPMRAH-  e Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade Religiosa – IPPFoRB), Pr. Russel Stendall (Missionário na Colômbia, fundador do Ministério Colômbia para Cristo), Deputado Gerardo Amarilla (IPPFoB), Dr. Liviu Olteanu (Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa – IADR), Dug Bandow (Cato Institute), Profa. Janet Epp Buckingham (Universidade Trinity Western e Laurentian Leadership Center), Mervyn Thomas (Christian Solidarity Worldwide – CSW) e Brian F. O’Connell (Religious Liberty Partnership – RLP).

De forma geral, a programação (veja aqui) será voltada para análise da atual situação da liberdade religiosa a nível global, e apresentação de relatórios das ações realizadas nos mais de 40 países em que a RLP tem atuação, trabalhando em conjunto. Com debates e palestras, o evento contará com a presença dos presidentes das entidades listadas abaixo, membros da RLP de vários países, tais como: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Holanda, Índia, Malásia, Nigéria, Noruega, Reino Unido, Sri Lanka, Suíça, entre outros:

Membros RLP


Outro ponto importante do evento será o Lançamento do livro/relatório da ANAJURE “OEA: Liberdade Religiosa no Sistema Interamericano de Direitos Humanos”, que aborda como a ANAJURE tem atuado perante a Corte e Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA em defesa da liberdade religiosa desde 2015.

“A consulta anual da RLP é considerado o evento mais importante do mundo no que diz respeito à liberdade religiosa. Desde 2013 a ANAJURE tem participado como membro, representando o Brasil, e agora temos a honra de sediar e receber os demais membros da RLP para uma agenda que pela primeira vez abrirá suas discussões também ao público externo. Sem dúvidas será um momento histórico para o Brasil e, em especial para a ANAJURE. Temos convicção da preciosidade que representa os relatórios a serem apresentados aqui e os debates que serão promovidos nesses 4 dias em Brasília. Falaremos com embaixadores, ministros e também visitaremos o Presidente da República, Michel Temer, para que essas informações venham para a esfera pública e assim o governo e a sociedade brasileira possam entender mais sobre a gravidade dessas violações sofridas por minorias religiosas, em especial os cristãos, ao redor do mundo.”, destaca o presidente da ANAJURE, Uziel Santana.

Brian O’Connell, presidente da RLP, disse: “A consulta anual da Religious Liberty Partnership (RLP) traz líderes cristãos de organizações especializadas e focadas na área da liberdade de religião e crença internacional. Nosso propósito é que a consulta seja uma plataforma – um espaço criativo – onde todos os que estão envolvidos na defesa e promoção da liberdade religiosa possam explorar formas de trabalhar melhores e juntos.A consulta RLP é projetada para ser tanto uma conferência onde a informação importante é compartilhada, bem como um evento de trabalho onde nós nos consultamos uns com os outros. A singularidade deste evento reside na capacidade do RLP para convocar líderes de instituições acadêmicas, organizações, denominações, Igrejas e autoridades do governo. Após grandes eventos bem-sucedidos na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte, esta é a primeira Consulta de RLP realizada na América Latina. É uma honra sermos hospedados pela ANAJURE para este evento, também em Cooperação com a COMIBAM e a AMTB”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here