Três mil Cristãos Sírios fogem de vila Armênia tomada por rebeldes Islâmicos

Relatos revelam igrejas depredadas e casas saqueadas: habitantes locais culpam complacência Turca

bandeira-siria-1024x683

Um pastor Sírio-Armênio* cuja família é de Kessab, perto da fronteira ao norte da Síria com a Turquia, relatou que fugiu da vila após jihadistas rebeldes da Síria tomarem controle da área. A briga no local, que é predominantemente Cristão e Armênio, iniciou-se na sexta passada, 21 de março. O World Watch Monitor viu uma carta na qual o pastor dizia que combatentes do Al-Nusra e ISIS (Estado Islâmico do Iraque e Sham – grande Síria) entraram no noroeste da Síria pela Turquia e tomaram controle da cidade no mesmo dia.

Kessa fica a 10Km do Mediterrâneo e é a maior cidade do norte da Síria perto da costa.

O pastor Armênio escreveu um dia após os combatentes ligados à Al-Qaeda tomarem controle, quando a maior parte da população (cerca de 650 famílias, com 3000 pessoas) fugiu pelas colinas ou se refugiou na cidade costeira de Latakia, 50Km ao sul de Kessab. Nada foi ouvido daqueles que ficaram para guardar propriedades da família.

Fontes da imprensa Armênia dizem que 80 Armênios foram mortos no ataque. O pastor escreveu: “Ao tomarem controle, igrejas foram depredadas, casas saqueadas e prédios do governo destruídos”.

Ele escreveu que muitos dos Sírios desabrigados já se refugiaram na área de Kessab, uma vez que é localizada na região de Latakia dominada pelos Alauítas, que tem estado relativamente calma nos últimos três anos.

Fontes que contataram a Comissão de Liberdade Religiosa da World Evangelical Alliance disseram que o Exército Sírio lançou um contra-ataque no sábado, 22 de março. O relatório da Comissão afirma: “No domingo, 23 de março, reforços jihadistas chegaram. Os Armênioo remanescentes foram retirados, já que suas casas foram saqueadas e as igrejas destruídas. Naquela tarde, jatos de combate Turco atiraram em um jato MIG-23 da Força Aérea Síria que auxiliava o exército Sírio a repelir os jihadistas”.

De acordo com a Turquia, o MIG-23 estava 1,2Km dentro do espaço aéreo da Turquia, mas a Síria nega isto.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos – grupo ativista com sede na Inglaterra – disse que os relatos iniciais sobre a área sugerem que o jato foi abatido no lado Sírio da fronteira.

O incidente com o jato da Força Aérea Síria foi interpretado pelos Armênios locais como complacência Turca com o avanço dos rebeldes Islâmicos, mexendo com a memória dos Armênios ao lembrar o genocídio no país pela Turquia há mais de cem anos. O pastor escreveu: “isto não apenas nos lembra, mas é também a continuação do genocídio anterior”.

No entanto, o Primeiro Ministro Turco, Tayip Erdogan, disse: “Um jato Sírio violou nosso espaço aéreo. Nossos F-16 atiraram neste jato. Por quê? Porque violaram nosso espaço aéreo, nossa reação após isso será dura”.

O repórter da BBC, James Reynolds disse que a Turquia tem se unido ao rebeldes desde que sua guerra se iniciou em outubro de 2011: a Turquia compartilha uma fronteira de 800Km com a Síria. Ontem, 27 de março, a Turquia bloqueou o acesso ao YouTube após um vídeo ser postado lá, aparentemente mostrando membros do governo discutindo táticas militares ligadas à guerra na Síria.

*A Armênia, que faz fronteira com a Turquia, foi a primeira população no mundo a aceitar o Cristianismo com religião “nacional”, mesmo antes do Império Romano de Constantino.

_________________________
FONTE: Wordld Watch Monitor
TRADUÇÃO: Jorge Alberto l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here