CSW acolhe pedidos de grupos parlamentares para fortalecer a ação de proteger a liberdade religiosa

csw site

A Christian Solidarity Worldwide (CSW) recebeu um novo relatório do All-Party Parliamentary Group (APPG) sobre Liberdade Religiosa Internacional, que conclama o governo a redobrar seus esforços para assegurar que as pessoas ao redor do mundo estejam livres para seguir a religião ou crença de sua escolha.

O relatório foi escrito por proeminentes acadêmicos de universidades britânicas e baseado em testemunhos entregues a parlamentares e seus colegas por representantes de diversas organizações, incluindo a CSW, bem como lideranças de Muçulmanos, Judeus, Cristãos, Sikhs e Hindus.

A presidente do Grupo Parlamentar, Baronesa Berridge, convoca o Reino Unido para usar sua influência para ampliar a proteção à liberdade religiosa mundialmente, o que pode ajudar a aumentar a estabilidade em alguns dos mais perigosos lugares do mundo e, em última instância, proteger a segurança nacional.

Após analisar o estado da liberdade religiosa no mundo hoje e os caminhos disponíveis para protegê-la, o relatório faz recomendações específicas. Elas incluem a nomeação de um Embaixador Itinerante para Liberdade Religiosa, e tomada de medidas que assegurem que organizações estrangeiras fundadas pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional tenha o entendimento adequado da liberdade de religião e crença.

A Baronesa Berridge, presidente do All-Party Parliamentary Group sobre Liberdade Religiosa Internacional, disse: “Este é o mais exaustivo relatório já produzido por um grupo parlamentar em meio ao aumento de uma tendência perturbadora de perseguição religiosa”.

“É um direito humano básico que qualquer homem ou mulher deve ser possibilitado de seguir a religião de sua escolha, ou evitar todas elas. Nós ansiamos por ouvir a resposta do governo a estas recomendações, e ajudar de qualquer maneira para que possamos alcançá-las”.

O relatório do APPG vem dias depois da publicação da União Europeia, Orientações sobre Liberdade de Religião ou Crença, que tenciona capacitar a União Europeia para ter uma abordagem sistemática e coordenada às violações destes direitos e evitar futuros incidentes em todo o mundo.

O Diretor Executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse: “Nós recebemos com alegria o compromisso do Grupo Parlamentar com as questões que afetam a liberdade religiosa internacional. Esperamos que o governo se comprometa completamente com as recomendações deste relatório e procure defender e promover o direito à liberdade de religião ou crença como parte de uma agenda de direitos humanos mais ampla”.

__________

Fonte: CSW
Tradução: Jorge Alberto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here