CSW realiza campanha para fazer cumprir artigo 18 da declaração da Declaração dos Direitos Humanos

"As violações da liberdade religiosa podem servir como um barômetro para outras violações dos direitos humanos" – Dr. Mervyn Thomas – Presidente da CSW
 

Torturas, mortes e humilhações públicas motivadas pela declaração de fé em várias partes do mundo, levaram a CSW (Christian Solidary Worlwide) a iniciar uma campanha na Inglaterra denominada  “Operação 18”, que teve início em abril deste ano, e tem como objetivo alcançar o número de 30 mil assinaturas a fim atrair a atenção das autoridades dos EUA, Reino Unido e União Europeia, para utilizar influência política e explicar aos outros governos como devem cumprir as recomendações da declaração.  

CSWA campanha tem esse nome porque está focada no artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que afirma "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade, seja sozinho ou em comunidade com outros e em público ou privado, de manifestar essa religião ou crença no ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos", porém a realidade prova que esse artigo não tem sido cumprido em várias regiões do mundo.

O trabalho principal da CSW é a defesa da liberdade de religião, com o objetivo de desafiar e mudar as leis, comportamentos e políticas que reforçam a discriminação e perseguição, principalmente religiosa. Até o momento a campanha já reuniu mais de 2 mil assinaturas. A comissão organizadora disponibiliza em seu site materiais que podem auxiliar os interessados em contribuir com a campanha bem como se reunir em oração a cada dia 18 do mês.


Veja abaixo uma entrevista com o presidente da CSW –  Dr. Mervyn Thomas:

Mervyn_Thomas


ANAJURE: Quando a campanha começou?

Mervyn Thomas: A Operação 18 foi lançada em 18 de abril. Nós escolhemos esse dia porque a campanha está focada no artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Ele diz: "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade, seja sozinho ou em comunidade com outros e em público ou privado, de manifestar essa religião ou crença no ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos".

ANAJURE: Qual é o propósito desta campanha?

Mervyn Thomas: A campanha tem três objetivos principais: Sensibilizar o público sobre o artigo 18 º e sobre a questão da liberdade de religião (e, especificamente, o direito de converter-se) como um direito humano legítimo e igual que todas as pessoas tem, em toda parte. Aumentar a sensibilização do público para as violações a este direito humano, além de pedir ao Reino Unido e outros governos que utilizem a política externa para aproximação a outros países para explicar como eles podem cumprir as recomendações feitas pelo Relator Especial da ONU no seu relatório sobre a conversão. Mais informações podem ser obtidas sobre esse relatório em nosso guia da campanha, disponível neste link. 

ANAJURE: Quais são as expectativas do senhor sobre esta campanha?

Mervyn Thomas: Nós estamos esperando alcançar 30.000 pessoas para assinar nosso cartão postal ou a versão online da nossa petição, pedindo que o Reino Unido, EUA e da União Européia para usar sua política externa para segurar outros governos para explicar como eles vão cumprir as recomendações do Relator Especial em seu relatório sobre a conversão.

ANAJURE: Qual a opinião do senhor sobre a declaração de direitos humanos?

Mervyn Thomas: Nada precisa ser mudado na DUDH – mas ela precisa ser exercida para todos, em todos os lugares do mundo. Nosso guia campanha descreve o que acontece na prática em relação ao que deve acontecer na teoria.

ANAJURE: Como o senhor vê a questão da perseguição religiosa na atualidade?

Mervyn Thomas:  A perseguição religiosa é inaceitável, e temos visto ao longo do nosso trabalho que as violações da liberdade religiosa podem servir como um barômetro para outras violações dos direitos humanos. A CSW trabalha para defender a liberdade de religião e crença, como expresso no artigo 18 da DUDH. 

 

______________

Por: ANAJURE – International Press Office l Angélica Brito

______________

OPERAÇÃO 18

                                                 Entenda mais sobre a OPERAÇÃO 18 da CSW:

 

OPERAÇÃO 18

Centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo sofrem abusos dos seus direitos de escolher a própria religião. Existe uma grande diferença entre teoria e prática.

Desafie esta diferença hoje se juntando à campanha Operação 18. Vamos manter o direito de escolher sua religião.

“Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência, religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.”

* Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Qualquer um, em qualquer lugar, tem o direito de se converter ao sistema religioso ou de crença que escolher. Sem exceções e sem consequências negativas. É um direito humano, como todos os outros direitos humanos.

Isto inclui:

– A liberdade de escolher nossa religião ou crença;

– A liberdade de recusar ser forçado a ser de uma religião ou crença particular;

– A liberdade de entusiasmar a outros sobre nossa religião ou crença de uma forma não coerciva.


QUAL É O PROBLEMA?

Apesar destes padrões internacionais, há muitos lugares onde as pessoas e as comunidades não têm estes direitos. Em alguns países, pessoas que se convertem pagam um preço pesado socialmente, economicamente, fisicamente e emocionalmente. Em outros países, pessoas são forçadas a se converter e reconverter contra sua vontade.

Informe-se mais em: http://www.csw.org.uk/operation18

______________

Tradução: Jorge Alberto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here