DEIXE A LUZ ENTRAR l Brilha a luz da esperança sobre a corrupção – EXPOSED 2013

oracaoVigília pública em Kathmandu, Nepal

 

Centenas de milhares de Cristãos ao redor do mundo saíram às ruas para orar e “por um foco de luz na corrupção” durante a última Semana de Ação EXPOSED (14-20/10).

Centenas de vigílias foram realizadas, nas quais homens, mulheres e crianças de várias igrejas e nações destacaram o efeito da corrupção nas pessoas mais necessitadas do mundo. O sino do Catedral de São Paulo ecoou por toda cidade de Londres ao final de uma das primeiras vigílias da semana; houve caminhadas de oração na Cidade do Cabo e em outras cidades da África do Sul; e vigílias organizadas por grupos de igrejas, negócios, comunidades, foram realizadas em 150 nações, incluindo Nigéria, Zâmbia, Hong Kong, Brasil, França, Equador, Itália, Emirados Árabes Unidos e República Democrática do Congo.

A campanha EXPOSED objetiva chamar a atenção de líderes de governos, negócios e igrejas que têm as chaves para combater o suborno, abuso de influência pública e outras formas de corrupção, que é uma das principais causas da pobreza no mundo atual.

Os organizadores dos eventos usaram algumas mensagens inteligentes. Nas Filipinas, onde as vigílias foram feitas em todas as cidades grandes, um porco assado foi mostrado para destacar e responder a farsa do “barril de porco”, notoriamente envolvendo bilhões de pesos – dinheiro de impostos que tinha sido perdido para a corrupção maciça em grandes setores do governo.

Gatos foram envolvidos no evento do Peru, no qual o objetivo era expor e caçar “os ratos”  no sistema judiciário corrupto. Mulheres treinadas por um grupo local – Paz y Esperanza – visitaram os prédios das cortes de direito para tornar públicos os procedimentos corruptos em casos de abuso, nos quais se observa homens influentes continuando livres. Três juízes perderam seus cargos como resultado da ação das mulheres.

“A esperança nem sempre começa em grandes plataformas de orçamento; e um milhão de lamparinas em lugares nada comuns podem dissipar as trevas mais poderosamente que os refletores em locais previsíveis”, disse Joel Edwards, Coordenador Internacional da EXPOSED. “Esta tem sido uma semana tremenda em que os efeitos do flagelo que é a corrupção tem sido destacados como nunca antes por pessoas conscientes de todas as nações”.

A mídia social desempenhou um papel importante na propagação da mensagem da EXPOSED durante a semana de ação. Um “thunderclap” no Twitter alcançou 300 000 pessoas ao redor do mundo, e o Facebook, YouTube e Twitter vieram contribuir da sua forma com a mensagem da EXPOSED.

Além das centenas de vigílias e outros eventos, apoiadores da EXPOSED usaram a Semana de Ação para ganhar apoio e assinaturas para o Chamado Global por um Fim da Corrupção, uma petição internacional pressionando por regimes de impostos mais abertos e maior transparência nos pagamentos, a fim de que se combata o suborno e a evasão de divisas. O Chamado Global tem como meta 1 milhão de assinaturas e será apresentada aos líderes do G20 – as economias líderes mundiais –quando se encontrarem em Brisbane, Austrália, em novembro de 2014.

Uma vez que a Austrália prepara-se para sediar o G20 ano que vem, líderes de igrejas de Brisbane se uniram para planejar a forma pela qual as vozes dos pobres no mundo serão ouvidas no encontro.

No Brasil, o Pr. José Marcos, do Instituto Solidare, encorajou Cristãos a se posicionar: “Por causa da corrupção, milhões e milhões de pessoas em todo o mundo não têm direito ao pão de cada dia, e logo não são capazes de ver o ‘Pai Nosso’. Todas as igrejas devem se juntar a EXPOSED, assinando o Chamado Global, realizando vigílias e participando ativamente, já que este é mais Cristão do que os encontros solenes que vemos em nossos templos, em que eles não dirigem o som de sua voz profética contra a injustiça, especialmente a corrupção”, disse o Pr. Marcos.

A campanha EXPOSED agora avança para a próxima fase, mirando Brisbane, concentrando-se em coletar um milhão de assinaturas para o Chamado Global para um fim da Corrupção.

“Após esta semana de ação, milhões de pessoas ao redor do mundo estão agora motivadas a expor a corrupção onde a encontrarem, mas isto é apenas o começo. Nós iremos a Brisbane esperando ver a justiça de Deus brilhar mais claramente, ao combatermos a corrupção”, disse Joel Edwards.

A campanha EXPOSED objetiva alcançar 100 milhões de pessoas em todo o mundo, os encorajando a considerar formas práticas e positivas de resistir a corrupção em suas comunidades, incluindo suas igrejas, e promover o aumento da integridade e da ética nos negócios.

O Chamado Global para um Fim da Corrupção pode ser assinado online neste link.

________________
FONTE: EXPOSED
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here