Desaparecimento de padre jesuíta na Síria gera tensão e preocupação

band

O desaparecimento do Padre padre italiano jesuíta, Paolo Dall'Oglio, que também tem nacionalidade síria, tem preocupado muitos cristãos.

 

O Padre. Paolo Dall'Oglio estava em Raqqah para se reunir com líderes de um grupo militante de oposição – o ISIS, em 29 de julho. As reuniões eram para durar por três dias e a agenda tinha declaradamente preocupação com a resolução dos conflitos violentos envolvendo grupos curdos sírios, ISIS e outros grupos armados contrários ao governo. Há uma preocupação crescente pela segurança do Pe. Paolo e medo de que ele possa ter sido sequestrado, embora a notícia sobre as circunstâncias do desaparecimento de Paolo ainda não tenha sido confirmada.

Paolo tem atuado na Síria por mais de 30 anos, e tem sido um crítico de longa data do presidente Assad, que o prendeu em várias ocasiões, e ordenou a sua expulsão da Síria em novembro de 2011.

Continuamos sem nenhuma notícia dos dois bispos de Aleppo, Yohanna Ibrahim, da Igreja Ortodoxa Siría e Boulos Yaziji da Igreja Ortodoxa Grega, sequestrados no dia 22 de abril. Lembre-se que os dois bispos estavam viajando por uma área perto da fronteira com a Turquia para negociar a libertação de dois sacerdotes sequestrados no 09 de fevereiro: Michael Kayyal (armênio católico) e Maher Mahfouz (ortodoxa grega). 

Sequestros tornaram-se muito comuns em algumas partes da Síria, com alguns sendo usados para receber resgate, alguns para "troca de prisioneiros" e outros como expressão das tensões de longa data. Os cristãos se sentem especialmente vulneráveis e temerosos com os sequestros.

Os conflitos violentos continuam afetando partes da Síria. Os cristãos estão envolvidos e se esforçando para atender as necessidades dos mais vulneráveis. Um exemplo é o uso da residência jesuíta em Boustan ad-Diwan, no centro de Homs, para abrigar centenas de pessoas, muitas das quais são idosas e que não têm condições de deixar a área.

Os cristãos sírios solicitam nossas orações para que:

* O Padre. Paolo sinta a presença e a paz de Jesus, seja bem sucedido em sua missão e possa deixar a área brevemente;
* Os bispos e sacerdotes sequestrados em fevereiro e abril sintam a presença e a paz de Jesus, e sejam libertados em breve;
* Os cristãos empenhados em cuidar dos necessitados reconheçam a presença de Jesus, tenham a orientação do Espírito Santo e a provisão do Pai;

* Todas as formas de conflitos violentos na Síria, incluindo seqüestros, cessem rapidamente

___________

Fonte: 
http://www.meconcern.org/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here