Desertores Norte-Coreanos testemunham em audiência no parlamento

coreia do norte

Três desertores norte-coreanos testemunharam em uma audiência sobre Direitos Humanos na Coreia do Norte organizada pela All Party Parliamentary Group for North Korea (APPG – Grupo Parlamentar de Todos Partidos para Coreia do Norte), em 08 de outubro. A audiência foi a primeira de uma série de eventos para a Semana da Liberdade na Coreia do Norte.

Aberta ao público, a audiência foi presidida pelo Lorde Alton de Liverpool, presidente da APPG for North Korea. Dentre os oradores estavam incluídos: 

• Kim Young-soon, uma ex-dançarina do Conjunto do Exército Popular, que passou nove anos no Presídio Político Yodok. Depois de se formar na Universidade Pyongyang de Música e Dança, ela entrou no Conjunto do Exército e chegou ao posto de tenente, antes de ser presa por ter informações acerca da vida pessoal de Kim Jong-il. Regidos pelo sistema de “culpa por associação”, seus pais e seus quatro filhos também foram presos. Seus pais e seu filho mais velho morreram na prisão por desnutrição. Ela fugiu em 2001, e chegou à Coreia do Sul em 2003.

• Jo Jin-hye, que fugiu da Coreia do Norte em 2006, quando tinha 19 anos. Em 2008, ela chegou aos Estados Unidos e em 2012 fundou o North Korea in the US (NKUS – Coreia do Norte nos EUA). Em fevereiro de 2013, ele testemunhou no Congresso dos EUA sobre a política Chinesa de repatriar compulsoriamente os refugiados norte-coreanos.

• Kim Joo-il é Secretário-Geral da Sociedade Britânica para os Residentes Norte-Coreanos, Diretor do Sistema de Transmissão da Democratização, fundador do Free NK, um jornal que cobre os interesses Norte-Coreanos, e correspondente na Europa do Serviço Coreano da Rádio Free Asia. Ele veio para o Reino Unido como um refugiado em 2007, tendo servido no exército Norte-Coreano e chegado ao posto de capitão.

A Semana Europeia para a Liberdade na Coreia do Norte de 2013 aconteceu entre 7 e 12 de Outubro, e teve como objetivo aumentar a conscientização sobre a situação da Coreia do Norte entre os europeus. Além da sessão no parlamento em 8 de outubro, os eventos britânicos incluíram um protesto em frente a Embaixada Norte-Coreana em Londres no dia 7 de outubro, uma mostra de cinema e fotografia na Anistia Internacional Britânica e o lançamento da North Korean Refugees Solidarity Worldwide.

Benedict Rogers, Líder da Equipe do Leste da Ásia da Christian Solidarity Worldwide (CSW), disse, “Esta primeira Semana Europeia para a Liberdade na Coreia do Norte foi uma excelente e valiosa oportunidade para sensibilizar o público sobre a terrível crise de direitos humanos na Coreia do Norte. No início deste ano, o Conselho de Direitos Humanos da ONU designou uma Comissão de Inquérito para investigar a situação dos direitos humanos na Coréia do Norte, algo que a CSW tem defendido há mais de cinco anos, de modo que finalmente holofotes do mundo estão começando a se concentrar em uma das nações mais oprimidas do mundo. A Semana para a Liberdade na Coreia do Norte foi uma iniciativa liderada pelos próprios refugiados Norte-Coreanos, e estamos muito satisfeitos em apoiá-los em sua campanha para aumentar a atenção sobre a Coreia do Norte. A visita a Londres por vários desertores Norte-Coreanos de destaque proporcionou uma rara oportunidade para aprendermos mais sobre o país mais fechado do mundo, e esperamos que as pessoas que participaram nestes eventos, contem aos outros, mostrem solidariedade e tomem medidas para promover os direitos humanos, incluindo a liberdade de religião ou crença, na Coreia do Norte”.

___________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: TÉRCYO DUTRA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here