Documento da ANAJURE em parceria com a CSW vira reportagem em revista de veiculação Nacional

O documento da ANAJURE enviado pela Christian Solidarity Worldwild (CSW) em parceria com a Stefanus Alliance Internacional continha informações aprofundadas da triste realidade dos cristãos em Cuba. As informações do documento logo se transformaram em reportagem especial publicada na Revista da Graça, Show da Fé, no fim de julho do corrente ano.

ANAJURE - CUBA - PARTE 0001

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE participou da reportagem ‘Violência e Totalitarismo’, que apresentava um quadro de opressão vivido por cristãos cubanos nos últimos anos. A matéria veiculada nacionalmente pela Revista da Graça/Show da Fé baseou-se num documento contendo estatísticas da violência e denúncias dos ataques, que foi repassado para a ANAJURE pela organização americana CSW 

A reportagem foi veiculada na edição de nº 168, no fim do mês de Julho, entre as páginas 18 e 21 com foco internacional, e nela foi expresso que o governo cubano não está disposto a permitir o mesmo crescimento evangélico experimentado pelos vizinhos latinoamericanos. O presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, pôde esclarecer diversos pontos ainda maquiados sobre o sistema que domina a população de Cuba, e falar como a mudança do governo de Fidel para Raúl Castro aumentou ainda mais a perseguição, quando o que se esperava é que o novo governo fosse facilitar a liberdade de religião.

“Recebemos a poucos dias um relatório elaborado pela CSW, com apoio da Stefanus Alliance Internacional, que descreve, com riqueza de detalhes, como o governo restringe a liberdade religiosa no território cubano. Apesar do cuidado com a educação, pois o país não tem analfabetos e quase não tem favelas ou moradores de rua, o regime castrista peca ainda por não garantir alguns direitos fundamentais contemplados pela declaração Universal dos Direitos Humanos: A liberdade de Crença e de Opinião”, afirmou o Dr. Uziel na reportagem.

Nas 34 páginas do documento que a ANAJURE recebeu das duas organizações (que também trabalham em defesa dos direitos humanos), havia uma comparação dos números registrados por violações à liberdade religiosa nos últimos anos e como os casos se elevaram de 2011 (onde há 40 casos registrados) para 2012, quando os números de violações triplicaram para 120.

“São situações recorrentes de pessoas sendo retiradas a força dos cultos, fechamento de igrejas e detenções de pastores sem acusação formal", pontuou o presidente da ANAJURE.

Para ter acesso a maiores informações sobre os cristãos de Cuba click aqui 

________________________
Por: ANAJURE – International Press Office l Angélica Brito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here