Domingo Mundial do Refugiado l A importância de orar pelos perseguidores l Oriente Médio


RHP.ANAJURE.

 

A problemática região do Oriente Médio tem sido um lugar difícil para Cristãos viverem. Os levantes árabes em 2011 trouxeram mudança de regime em alguns países na área, mas até aqui poucas melhorias tangíveis foram percebidas na vida cotidiana dos Cristãos.

No Egito, a crescente violência sectária na gestão do Presidente Mohamed Morsi tem tornado perigosa a vida dos Cristãos Coptas. No Irã, membros de igrejas nos lares estão sendo frequentemente detidos, maltratados e pressionados a entregar detalhes sobre outros Cristãos que eles conhecem. Na Síria, centenas de Cristãos têm tomado a difícil decisão de fugir de sua terra natal, em meio às crescentes ondas de violência e sequestros. Por favor, ore pela Síria, especialmente no dia 23 de junho, Domingo Mundial do Refugiado.

 

Esta semana, por favor:

– Peça a Deus proteção aos Cristãos e outras minorias religiosas no Egito que enfrentam o aumento do preconceito e da discriminação em todas as áreas em que vivem;

– Agradeça a Deus pelo Papa Tawadrous, o forte líder que Deus concedeu à Igreja Copta Egípcia;

– Ore pela boa governança e que a regra da lei seja estabelecida no Egito e por um fim da violência sectária;

– Peça a Deus proteção ao Pr. Nadarkhani, que foi liberto do corredor da morte ano passado no Irã, mas ainda está em perigo;

– Ore pelo Pr. Behnam Irani, um líder da Igreja Iraniana que está seriamente doente desde que foi aprisionado por sua fé;

– Ore para que os perpetradores da violência sectária na Síria parem de cometer atos violentos;

– Em 23 de junho, eleve a Deus em oração os Cristãos Sírios que fugiram de seu país por temerem por suas vidas.

 

AGENDA: DIA DE ORAÇÃO PELO ORIENTE MÉDIO

SÁBADO, 22 DE JUNHO

10h – 15h30min

 

A importância de orar pelos perseguidores

Assim como as vítimas de perseguição religiosa, vamos também nos lembrar daqueles que Deus ama tanto quanto a nós – as pessoas que são responsáveis por este sofrimento, e que conduzem a própria perseguição.

Vamos lembrar que Deus tinha um plano incrível para Saulo, um dos piores perseguidores no início da igreja. E, embora alguns descrevam como o mandamento mais difícil de se guardar, Jesus foi absolutamente firme na importância de amarmos nossos inimigos, e não só isso, mas orar pelos que nos perseguem.

 

Esta semana, por favor:

– Ore por Than Shwe, líder da Junta Militar em Burma;

– Ore pelo Boko Haram, um grupo militar extremista Islâmico na Nigéria;

– Ore pelos líderes da China;

– Medite e ore sobre Mateus 5, particularmente os versos 43-48.

 

Uma reflexão de Mervyn Thomas, da CSW

Na última edição de Response eu falei sobre o que poderia ser o mais difícil mandamento da Bíblia: amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mateus 5.44). Apesar de ser uma das mais difíceis, mas também uma das mais poderosas orações que podemos fazer.

Eu quero encorajar você a se comprometer novamente a orar pelos perseguidores. Quando uma pessoa membro da equipe da CSW visitou a Turquia em 2010, ela encontrou com uma senhora que havia acabado de fugir do Irã em terríveis circunstâncias, por conta de sua fé.

Com lembranças dolorosas ainda vívidas em sua mente, a mulher, gentil e firmemente, contou à minha colega: “Eu não consigo orar pelos responsáveis”. Nós precisamos “estar na brecha” por eles – orando pelos perseguidores daqueles cujas feridas emocionais ainda estão muito recentes para perdoá-los.

Você pode começar a fazer isso hoje, usando a oração dos perseguidores. Use isto em sua igreja, grupo de estudo bíblico ou de oração. Nós todos necessitamos de fazer nossa parte em oração. Que Deus continue a abençoar você ao longo de 2013.

Mervyn

 

 

Oração dos perseguidores

 

Senhor, quando eu não conseguir orar pelos meus inimigos,

Lembra-me da graça que me mostraste.

Quando eu lutar para perdoar aqueles que perseguem outros

Sê comigo, dando-me graça.

Quando eu tentar seguir o exemplo de Cristo no sofrimento,

Mostra-me o que significa viver na Tua Graça.

Tua Graça é suficiente, hoje e sempre.

Amém.

 

_____________

FONTE: CSW
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here