EGITO: A Igreja Católica Copta toma posição

l_anbabrahim16012013


Através de Ibrahim Isaac Sidrak, patriarca dos coptas católicos, a Igreja Copta Católica no Egito denuncia que os atuais acontecimentos em seu país não são conflitos políticos, mas uma luta de todos os egípcios contra o terrorismo. Ela recusa a intromissão de outros países, apoiando a polícia egípcia e as forças armadas por seus esforços.

Em comunicado publicado dia 18/08, firmado pelo patriarca católico, foi dito que “com sofrimento, mas também com esperança, a igreja católica no Egito acompanha o que o país está sofrendo: ataques terroristas, assassinatos, incêndios as igrejas, colégios e instituições públicas”.

E acrescenta: “movidos pelo amor por nosso país e em sinal de solidariedade com todos aqueles que amam o Egito, sejam cristãos ou mulçumanos, queremos, segundo nossas possibilidades, nos comunicar com as numerosas organizações do mundo para esclarecer a verdade dos fatos”.

 

Por isso confirmam:

– Apoio firme, consciente e livre a todas as instituições do país e em particular a polícia egípcia e as forças armadas por todo esforço que estão realizando para proteger o país.

– Apreço pela posição dos países que entendem a natureza e o curso do que está acontecendo e ao mesmo tempo há rejeição categórica a cada intromissão nos assuntos internos do Egito a cada tentativa de influenciar suas decisões soberanas, de qualquer parte que estas provenham e com qualquer pretexto.

– Agradecimento a todos os meios egípcios e estrangeiros que transmitem as notícias e os fatos com objetividade e honestidades, ao mesmo tempo que repudiam os meios que propagam mentiras e falsificam a verdade com a finalidade de desviar a opinião pública mundial.

– Agradecimento a todos compatriotas mulçumanos respeitáveis que estiveram perto deles, segundo suas possibilidades, para defender igrejas e instituições.

– Ao finalizar, se dirigem à consciência mundial e a cada chefe de Estado para que entenda e saiba que o que está acontecendo no Egito não é um conflito político entre facções diversas, mas uma luta de todos os egípcios contra o terrorismo.

– Eles também prestaram pêsames a todos os familiares das vítimas dos últimos ataques.

___________ 
Fonte: Zenit

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here