Egito: esperanças e medos na mudança do governo nacional

 

egito

 

Os cristãos egípcios pedem nossas orações por seu país após a destituição de Morsi do cargo do presidente. Na terça-feira (02 de julho), o Conselho de Igrejas egípcio emitiu um comunicado em apoio ao ultimato do exército ao presidente Morsi e a outros líderes políticos. Pope Tawadros II, cabeça da Igreja Ortodoxa Copta, apareceu em transmissão na TV anunciando a remoção do presidente, falando brevemente após o líder do exército e de Mohammed el-Baradei, líder da oposição e coordenador da Frente de Salvação Nacional.

Muitos cristãos têm recebido bem os desenvolvimentos recentes. Eles observam que os protestos, no qual um número estimado de 17 milhões de pessoas participaram, foram esmagadoramente pacíficos e ordeiros, embora a limitada violência, lamentavelmente, tenha levado a algumas perdas de vida. Os cristãos, como a maioria dos egípcios, desejam viver em um país onde a dignidade e justiça sejam defendidos para todos.

Nas últimas semanas, ameaças foram emitidas por extremistas para atacar a propriedade da igreja se cristãos participassem das manifestações. Na quarta-feira, na Paróquia Católica Copta de St. George em Delga, na província de Minya, a casa de hóspedes da igreja e a casa do Padre Ayoub, foram saqueadas e incendiadas. Houve um ataque similar na Igreja da Santíssima Virgem em Marsa Matrouh. No entanto, a polícia chegou rapidamente para dispersar a multidão violenta. Nas últimas semanas têm ocorrido sérios ataques dirigidos a outras minorias religiosas, nomeadamente o assassinato de quatro muçulmanos xiitas em Giza no dia 23 de junho.

Além da turbulência política e dos temores de mais violência, o Egito também enfrenta sérios desafios econômicos, incluindo a manutenção de fornecimento de alimentos básicos e de combustível a preços acessíveis.

 

Os cristãos egípcios clamam por nossas orações para que:


* O Egito seja governado para o benefício de todos os cidadãos, com pessoas de diferentes convicções capazes de viver lado a lado em paz;

* Os princípios bíblicos de servo-liderança sejam vividos nos novos líderes;

* Haja uma proteção eficaz para a igreja e suas propriedades contra ataques de extremistas, e que seja estabelecida a regra efetiva da lei e da ordem para o benefício de todos os cidadãos;

Haja fontes sustentáveis para atender as necessidades básicas de todos; e

* Os cristãos egípcios desempenhem um papel cada vez mais proeminente e eficaz no atendimento às necessidades de todos os egípcios.

________________

Fonte: Middle East Concern

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here