Egito: professora cristã enfrenta juiz após acusações de blasfêmia

egito

Os cristãos egípcios pedem nossas orações após a detenção de uma professora cristã acusada de blasfêmia. Demiana é professora de estudos sociais e trabalha em três escolas na província de Luxor.


Demiana foi detida no dia 09 de maio após queixas de alguns pais e alunos sobre o conteúdo de sua aula dada ministrada em 08 de abril. Duas investigações independentes foram conduzidas, uma pelo Conselho da escola (representando os pais e professores) e outra pelo escritório local do Ministério da Educação. Em ambas não foi encontrada nenhuma base para as acusações. Quando questionados, dez dos 13 alunos entrevistados afirmaram que as acusações eram falsas. Os advogados que representam os pais de um aluno foram para o Ministério Público e apresentaram  queixa. A promotoria iniciou a sua própria investigação, o que levou Demiana a ser detida.

Demiana foi inicialmente detida por dois dias antes de uma ordem judicial que estendia a detenção  por mais 15 dias. No entanto, no dia 14 de maio ela foi liberada sob fiança.

A audiência foi marcada para o dia 21 de maio, na qual o Ministério Público pode acusá-la de um crime, isentá-la de qualquer irregularidade ou pedir mais tempo para mais investigações.

Lembre-se que ao longo de 2012 outros três cristãos foram condenados a penas de prisão após ser condenados sob a lei de blasfêmia no Egito. São eles: Makrem (condenado em 29 de fevereiro de 2012), Gamal (condenado em 4 de abril de 2012) e Bishoy (preso no dia 30 de julho). Todos os três permanecem presos, apesar de sérias dúvidas sendo expressas sobre as provas contra eles. Em outubro de 2012 um outro professor, Nivien, foi inocentado de qualquer irregularidade quando também acusado de "insultar o Islã e seu profeta".

As leis de blasfêmia do Egito está na legislação há muitos anos, mas raramente foram aplicadas durante a era Mubarak. A aplicação rigorosa dessas leis reflete uma atitude de endurecimento para a liberdade de expressão no Egito.

 

Os cristãos egípcios solicitam nossas orações para que:
 

Demiana experimente a paz, a presença e a proteção de Jesus;
A audiência no dia 21 de maio seja realizada de forma transparente, clara e justa;
Demiana seja inocentada de qualquer irregularidade, e habilitada para voltar ao seu trabalho;
Makrem, Gamal e Bishoy, juntamente com suas famílias, conheçam a paz e a presença de Jesus ao longo dessas provações;
Seja encontrada uma maneira de desafiar a prisão injusta de Makrem, Gamal e Bishoy;
Sejam alteradas as leis e práticas para conceder a todos os egípcios maior liberdade de expressão; e
Todos os funcionários envolvidos demonstrem misericórdia, ajam com justiça, aprendam sobre Jesus e decidam segui-lO.

________________________
FONTE: www.meconcern.org

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here