Embaixador de Direitos Humanos da WEA fala com presidente muçulmano da Albânia sobre a situação dos cristãos em seu país

O Embaixador de Direitos Humanos da World Evangelical Alliance e Diretor do instituto Internacional para Liberdade Religiosa apresentou as preocupações dos Cristãos em um encontro de uma hora com o Presidente Muçulmano da Albânia, Bujar Faik Nishani. Schirrmacher agradeceu ao presidente e ao governo da Albânia pela nova Aliança Evangélica Albana ter sido reconhecida oficialmente pelo Estado. Agora é um bom momento para igreja e Estado reconhecer que pessoas de igrejas que foram fechadas podem ser bons cidadãos. O fato de a Aliança Evangélica Albana não ter existido antes de 1989 não está diretamente ligado ao processo complexo, e em parte discriminatório, de restituição de propriedades da igreja que foram nacionalizadas pelo regime anterior. 

Nishani e Schirrmacher se encontraram pela primeira vez em junho de 2013, na visita de Nishani a Berlim. Nishani foi eleito presidente em 2012, tendo sido Ministro de Interiorização e Ministro da Justiça da Albânia antes disso. 

1_Schirrmacher_Nishani sm

Na preparação para este encontro Schirrmacher se reuniu com líderes de igrejas de várias denominações. Isto incluiu duas conversas com o líder da Igreja Ortodoxa Albana, Arcebispo Metropolitano Anastasios Yoannoulatos. Em uma conversa posterior ao encontro com o presidente, o Arcebispo agradeceu a World Evangelical Alliance pelo seu engajamento em favor da igreja. 

O Arcebispo Anastasios passou muitos anos como professor de teologia em Atenas. Anteriormente, ele desenvolveu um trabalho missionário Ortodoxo na África e trabalhou em uma teoria de missões Ortodoxa. Em 1992, ele aceitou a responsabilidade pela quase totalmente destruída Igreja Ortodoxa na Albânia, a qual ele tem desenvolvido novamente. Entre 1984 e 1991, ele foi presidente da Comissão para Missões e Evangelismo Mundial do Conselho Mundial de Igrejas. Desde 2006, o Arcebispo tem sido um dos presidentes do Conselho Mundial de Igrejas. 

_________________________________
FONTE: WORLD EVANGELICAL ALLIANCE
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here