FIAJC lança nova associação de juristas no Chile durante programação sobre Liberdade Religiosa: eventos ocorrerão em universidade e no Congresso Nacional.

evento.ChileEsta semana, advogados da Federación Inter Americana de Juristas Cristianos (FIAJC) estarão reunidos na capital chilena, Santiago, para participar de Encontro Regional a ser realizado ao longo do dia 20, no Congresso Nacional, e da Conferência sobre Liberdade Religiosa, na Universidade Sek, dia 21, com coordenação local da Advocates Chile, entidade que formalizará sua entrada na FIAJC durante a programação.

Com presença do Dr. Uziel Santana, que preside a FIAJC, esta agenda faz parte da série de atividades promovidas pela entidade na atual gestão para um trabalho mais aproximado com cada entidade nacional da federação. O objetivo é traçar um panorama da situação da América Latina no tocante às violações da liberdade religiosa, analisar desafios para resolução de conflitos e colocar em prática formas efetivas de enfrentamento a tais violações.

A Programação tem apoio da Universidade Sek e terá presença de associações filiadas à FIAJC com delegações da Argentina, Colômbia, Uruguay e Brasil, de autoridades locais, representantes de movimentos sociais, juristas e estudantes de direito.

 

Confira abaixo a programação completa.


EVENTO REGIONAL FEDERAÇÃO INTER AMERICANA DE JURISTAS CRISTÃOS – FIAJC

Dia: 20 de abril 2016 
Lugar: Congresso Nacional em Valparaiso 
Objetivo: Encontros com parlamentares que trabalham em defesa da liberdade religiosa no país


17:00-18:15: A delegação da FIAJC será recebida no Congresso Nacional pelo senador sr. Ignacio Walker, como marco de uma visita protocolar e de relacionamento institucional. Esta atividade contempla uma reunião com parlamentares de diversas bancadas e uma exposição sobre liberdade religiosa, a ser feita pelo Presidente da FIAJC, Uziel Santana.

18:30-19:15: A delegação da FIAJC será recebida no Congresso Nacional pelo deputado sr. Jorge Rathgeb Schifferli, como marco de uma visita protocolar e de relacionamento institucional. Esta atividade contempla uma reunião com parlamentares de diversas bancadas e uma exposição sobre liberdade religiosa feita pelo Presidente da FIAJC, Uziel Santana.

20:00: Jantar com deputados Jorge Sabag e Jorge Rathgeb Sch. 


REUNIÕES 

Dia: 21 de abril 2016
Lugar:
 UNIVERSIDADE SEK
Auditorio Ciriaco Bonet, Fernando Manterola Nº0789 Metro Salvador Providencia

09:45-10:00: Devocional e oração

10:00-11:30: Sessão delegações FIAJC e membros associados da Advocates – Chile

11:30-11:45: Coffee break

11:45-13:15: Exposição de advogados Juan Alberto Rabah: Governo corporativo das entidades religiosas de direito público nas confissões minoritárias frente ao projeto de reforma de lei 19.638.

13:15-14:00: Intervalo de almoço


CONFERÊNCIA SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA NA AMÉRICA LATINA E CHILE

13:40-14:00: Inscrição

14:00-14:30: Cerimônia de Inauguração com recepção de Tatiana Guerrero (Diretora do curso de Educação Religiosa, da Universidade SEK),  Apresentação das delegações filiadas à FIAJC, e Cerimônia de Incorporação da Fundação Advocates Chile à FIAJC.

14:30-15:30: Conferência do Dr. Uziel Santana, Presidente da FIAJC, sobre liberdade religiosa na América Latina: diagnósticos e prognósticos.

15:30-16:15: Conferência do Dr. Jorge Precht Pizarro, da Pontifícia Universidade Católica de Chile, sobre o Marco constitucional da liberdade religiosa no Chile. Proposta de modificação da Lei 19.638 à luz da laicidade do Estado.

16:15-16:30: Coffee Break

16:30-17:15: Conferencia do Dr. Humberto Lagos Schuffeneger, Diretor Nacional de Assuntos Religiosos, sobre a história da liberdade religiosa, e suas relações com as liberdades de culto, consciência e associação; além de uma breve análise da Lei 19.638 e sua eventual modificação.

17:15-18:15: Painel de Discussão: Dr. Uziel Santana Santos, Dr. Humberto Lagos e Dr. Jorge Precht Pizarro. Moderador: Prof. Stephan Schubert Rubio, da Universidad Mayor.

20:00: Jantar com advogados e estudantes de direito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here