FIAJC pede oração por Equador, Uruguai e Chile

0

Nota 2


A Federación Inter Americana de Juristas Cristianos (FIAJC), por meio da presente nota pública de oração, manifesta solidariedade para com o povo do Equador, Uruguai e Chile, transmitindo sincera consternação diante das perdas irreparáveis provocadas pelos violentos desastres naturais que ocorreram neste fim de semana.

No Equador, durante o último sábado (16), às 18h58min (hora local), um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter devastou grande parte do país e resultou em uma tragédia ainda imprevisível. Pelo menos 350 pessoas faleceram e 2.068 foram feridas. Muitos outros permanecem sob os escombros. O terremoto, que também foi sentido em Quito, foi centrado em uma área costeira entre as cidades de Muisne e Pedernales, cerca de 10 quilômetros de profundidade. A partir da cidade de Roma, onde estava no momento do evento, o presidente Rafael Correa declarou estado de emergência a nível nacional e em seis províncias costeiras. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelo terremoto.

Na cidade uruguaia de Doloreso, Estado de Soriano, um tornado deixou pelo menos quatro mortos e vários feridos; sete deles em estado grave. Muitas casas e veículos foram destruídos. O governo também declarou estado de emergência desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inumet) do Uruguai emitiu um alerta laranja por fortes tempestades e chuvas em quatro departamentos, incluindo Soriano, além de Colônia, Flores e San José, no sudoeste.

No Chile, uma morte, cinco desaparecimentos, milhares de vítimas, enchentes de rios e várias avalanches é o saldo deixado pela tempestade de vento e chuva que afetam o país desde o sábado (16), na região central do Chile. De acordo com um relatório divulgado pelo Escritório Nacional de Emergências (ONEMI), em Santiago, capital chilena, O'Higgins e Maule são as regiões mais atingidas até agora, inclusive várias estradas estão interrompidas e centenas de casas estão sem energia e água.

A FIAJC, através de suas entidades membros em cada um desses países: (Fundação de Advogados Cristãos do Equador – FACE, Instituto Jurídico Cristão no Uruguai – IJC e Advocates em Chile), declara sua solidariedade para com as famílias afetadas e se disponibiliza para contribuir juridicamente, dando assistência e apoio legal a fim de ajudar a aliviar a dor deste momento tão difícil. Essas tragédias de ordem natural entristecem todas as associações filiadas a FIAJC na América Latina, de modo que expressamos nossas mais fraternas condolências.

Rogamos a Deus sua graça e misericórdia em favor da América Latina e expressamos nossa confiança na pronta reconstrução de cada um destes países.

Cordialmente, em nome do Conselho Diretivo da FIAJC, subscrevo a presente Nota Pública de Oração,

Montevidéu, 18 de Abril de 2016.


Uziel Santana dos Santos
Presidente
FIAJC
www.fiajc.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui