FPMLRRAH e ANAJURE emitem Nota de Repúdio sobre atentado na Basílica de Notre-Dame, em Nice, na França

(Foto: EPA / Ansa – Brasil)

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE, membro fundador da Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária – FPMLRRAH, na condição de representante da Sociedade Civil, vem, através do presente expediente, expressar seu repúdio acerca do atentado ocorrido na Basílica de Notre-Dame, em Nice, na França, nesta quinta-feira (29).

Até o momento, registra-se três vítimas. A polícia local disse que uma senhora foi decapitada dentro da igreja, e outros dois também morreram, após serem feridos com faca. O suspeito do ataque na Basílica foi detido e, segundo o prefeito de Nice, Christian Estrosi, o agressor repetia a expressão árabe “Allahu Akbar”, que significa “Alá é Grande”.

Uma rádio local também informou uma ação da polícia francesa na morte de homem armado que gritava “Allahu Akbar” na cidade de Montfavet, poucas horas depois do ataque em Nice. O Consulado francês na Arábia Saudita também registrou agressão com faca contra um de seus guardas, que não corre perigo e está em recuperação.

Ao mesmo tempo em que manifestamos nossas condolências para familiares das vítimas, reiteramos que esta onda de ataques são extremamente lamentáveis e representam uma grande afronta contra as liberdades civis fundamentais. Inclusive, recentemente, em 16 de outubro, o professor Samuel Paty também foi decapitado após mostrar uma charge do profeta Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão.

Convocamos a igreja cristã brasileira para que esteja em oração pela França e pedimos ao governo brasileiro que, através do Ministério das Relações Exteriores e de seus representantes diplomáticos na França, atue incisivamente com o objetivo de contribuir na busca por meios mais efetivos da promoção da paz e da tolerância na região.

Brasília – DF – Brasil, 29 de outubro de 2020.

 

Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH)

Associação Nacional de Juristas Evangélicos
(ANAJURE)