FPMLRRAH e ANAJURE emitem Nota Pública sobre as chuvas de Monção no sul da Ásia


[Acesse aqui em PDF]

A Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária – FPMLRRAH e a Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE, por seus respectivos representantes, vem, através da presente missiva, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e, sobretudo, aos Governos dos países do sul da Ásia, suas condolências pelas mortes ocasionadas pelas chuvas de Monção.

Responsável por trazer fortes ventos e chuvas no continente, esse fenômeno já matou mais de 270 pessoas nos últimos dias em países como Índia, Bangladesh, Paquistão e Nepal. As monções, que atingem o subcontinente de junho a setembro, são fundamentais para a irrigação de cultivos e o armazenamento de água, contudo, a cada ano, também têm sido acompanhadas de morte e destruição.

Conforme relatado[1], na Índia, cerca de 100 pessoas morreram e dezenas de milhares foram deslocadas devido às inundações e deslizamentos de terras. Os estados de Bihar e Assam foram os mais atingidos.

Em Bangladesh, cerca de um terço do país está em um delta sulcado por centenas de rios, levando-o a ficar cada vez mais submerso. Isto porque pelo menos 14 rios, entre eles o Brahmaputra, saíram de seu leito e ultrapassaram os níveis considerados de risco. Tal situação provocou a morte de 59 pessoas, das quais dez estavam nos enormes campos de refugiados rohingyas, vindos de Mianmar.

No Nepal, as inundações levaram a óbito pelo menos 83 pessoas sendo que, dentre estas, 17.000 famílias tiveram que abandonar suas casas. Já no Paquistão, as autoridades contabilizaram 30 mortos, sete deles de uma mesma família atingida pelo telhado de sua casa.

Em face do exposto, expressamos nossas condolências aos familiares das vítimas e impetramos ao Ministério das Relações Exteriores que desenvolva mecanismos de ajuda humanitária nas áreas afetadas, tendo em vista o relevante papel que o país desempenha a este respeito no cenário internacional. De igual forma, convocamos a Comunidade Internacional que promova uma coalizão para prestar ajuda aos países do sul da Ásia, na expectativa de reduzir os danos ocasionados pelas chuvas de Monção.

Brasília – DF – Brasil, 18 de Julho de 2019.

Deputado Federal Roberto de Lucena
Presidente
Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH)

Dr. Uziel Santana dos Santos
Presidente
Associação Nacional de Juristas Evangélicos             (ANAJURE)
Diretor Executivo
Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH)

[1] https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2019/07/17/interna_mundo,771624/moncoes-ja-mataram-mais-de-270-pessoas-no-sul-da-asia.shtml

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here