Giro de notícias l Julho l Retorno de recesso da equipe administrativa da ANAJURE

De 12 a 31 de julho, a equipe administrativa da ANAJURE esteve em recesso e neste post você poderá conferir o que aconteceu de relevante para nossas pautas de trabalho nesse período, tanto no Brasil quanto a nível internacional. Confira abaixo:
 
BRASIL:

refugeesEm preparação para as Olimpíadas que ocorrerão no Rio de Janeiro de 05 a 21 de agosto, o Brasil tem recebido atletas e turistas do mundo inteiro. Inevitavelmente, as atenções da mídia internacional, da sociedade e de líderes políticos se voltam para a preocupação com possíveis atentados terroristas. Investigações, prisões de suspeitos e polêmicas sobre as prioridades nacionais, de certa forma abafadas pelo evento, ocuparam espaço no debate público sobre a crise política e econômica brasileira e a realização de um evento tão caro. A participação de uma Equipe Olímpica de Atletas Refugiados na competição tem sido um dos pontos positivos deste momento, como uma oportunidade a mais para abertura de diálogo sobre o tema dos refugiados no Brasil e novas perspectivas profissionais para esses atletas.

Na política, o governo federal, com o Presidente em Exercício Michel Temer, segue buscando estabilidade. Manifestações contra e a favor do impeachment da Presidente afastada Dilma Rousseff seguiram ocorrendo por todo o país. De um lado, argumenta-se que houve abuso de poder econômico através das chamadas pedaladas fiscais. Escândalos envolvendo membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e investigações sobre dinheiro ilícito nas campanhas políticas afetam ainda mais a crise do governo da presidente afastada. O lado de defesa nega crime de responsabilidade fiscal e afirma que o impeachment é golpe. Nesta terça-feira (2), o relator do processo de impeachment no Senado Federal, Senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresentou seu parecer à comissão especial com a recomendação de julgamento de Dilma. O cronograma esperado propõe que o relatório seja votado pela comissão na próxima quinta-feira (4), e que na terça-feira, dia 9, seja levado à plenário para votação de todos os senadores. A previsão de início da terceira etapa e julgamento definitivo da presidente afastada é dia 29 de agosto, a ser realizado no senado sob comando do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ricardo Lewandowski.

 

INTERNACIONAL:
Jacques HamelAtendado é reivindicado pelo Estado Islâmico na Normandia, França. Alemanha também está na rota do EI.

Padre Jacques Hamel, 86 anos. Um homem elogiado por todos que o conheciam, considerado íntegro e totalmente comprometido com sua vocação, teve sua jornada encerrada ao ser morto por dois homens durante invasão em uma missa na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray no dia 16 de julho. Duas freiras e dois fiéis foram feitos reféns mas sobreviveram.

Este atentado ocorreu a menos de 15 dias do ataque também reivindicado pelo EI ocorrido em Nice, sul da França, quando um tunisiano matou 84 pessoas com um caminhão.

Na Alemanha, dia 22 de julho, em Munique, três atiradores invadiram shopping center Olympia, deixando dez mortos e dez feridos. No dia 24, o alvo foi Ansbach, no sul do país, em frente a um bar onde um homem-bomba se matou, ferindo 12 pessoas.

Os danos vão além dos números de mortos e feridos nessas ocasiões. O EI, deliberadamente, com uma bandeira radical do islamismo que não tem apoio de líderes religiosos islâmicos de forma global e se respalda numa interpretação equivocada de sua religião, se aproveita da vulnerabilidade de muitas pessoas com um perfil psicológico frágil, algo comum em vários atentados dos chamados “lobos solitários”, para usá-las, manipulá-las e tê-las como arma e propaganda terrorista. Outro dano mais grave ainda é que esses atentados causam mais preconceito em quem não consegue separar o terrorista do refugiado.

“A ANAJURE repudia veementemente tais atos e recomenda que a crise de refugiados que hoje afeta Oriente Médio e Europa de forma mais delicada receba uma resposta política eficaz e sempre na direção da defesa dos direitos humanos, pois a necessidade do refugiado que também sofre na mão do terrorismo não pode ser ignorada. Os danos são globais porque existem pessoas do mundo inteiro que não conseguem ver além do discurso religioso e utilizam essas situações para ser voz contra a ajuda humanitária aos refugiados por medo de mais ataques, mesmo a ajuda humanitária aos refugiados sendo uma pauta tão urgente de pessoas que sofrem diariamente muito mais do que ocorre nesses atentados” disse o presidente da ANAJURE.

Irã:

Maryam Naghash Zargaran, cristã prisioneira em Teerã, teve negado seu pedido de libertação incondicional pelo tribunal iraniano a pedido do Ministério Iraniano de Inteligência (MOIS). Maryam obteve licença médica para tratar uma série de problemas de saúde em junho de 2016, voltando para a prisão de Evin, em Teerã, no dia 27 de junho para continuar cumprindo a pena de prisão de quatro anos que recebeu por ter sido acusada de “agir contra a segurança nacional”. Ela foi presa em janeiro de 2013 por seu trabalho em um orfanato com o cristão Saeed Abedini, ex-prisioneiro.

Outro caso delicado no país é o do Pastor Yousef Nadarkhani, que foi acusado novamente de atividades sionistas e por evangelizar muçulmanos. O Tribunal Revolucionário do Irã convocou o líder cristão no dia 24 de julho e ele tinha até o dia 31 de julho para pagar uma fiança estipulada no valor aproximado de 33 mil dólares para não ser preso.


AGENDA INSTITUCIONAL DA ANAJURE PARA O SEGUNDO SEMESTRE:
capa-padrao-2-twitter-capa

Neste segundo semestre, a ANAJURE tem programada algumas viagens do Dr. Uziel Santana, representando a entidade brasileira e também enquanto presidente da Federación Interamericana de Juristas Cristianos (FIAJC) e secretário do Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade Religiosa ou de Crença (IPPFoRB). Estão confirmadas missões oficiais para a Bolívia, Coreia do Sul, Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, cujas informações detalhadas serão divulgadas separadamente.

A agenda deste segundo semestre também inclui o último módulo da primeira turma da Pós-Graduação Internacional em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa (ANAJURE, MACKENZIE, OXFORD E COIMBRA), abertura do edital da segunda turma e a realização do IV Simpósio Direito e Religião, a ser realizado em 05 de setembro de 2016 pela manhã, em parceria com a Faculdade de Direito e a Chancelaria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a presença do Dr. Ives Gandra e Dr. Felipe Chiarello. A ANAJURE realizará ainda a Sessão Solene de seu aniversário de 4 anos, dia 29 de novembro, em Brasília. Um dia depois, 30/11, ocorrerá o 3º ENAJURE (Encontro Nacional de Juristas Evangélicos), em Anápolis, GO, na sede da UniEVANGÉLICA, fechando a agenda de 2016.

Aguardem novidades da nossa agenda!

_____________________________________________________________
Por ANAJURE, com informações de: G1, Open Doors International e Middle East Concern

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here