ÍNDIA – Partido cristão afirma direitos dos dalits em estreia nas eleições indianas

india - bandeira

Cidadãos de baixa casta da Índia estão dando um passo considerável na política com um partido político Cristão recém-formado, fazendo uma campanha dedicada a ganhar assentos em uma nova assembleia estadual.

A eleição foi fechada em 12 de maio para os residentes de Seemandhra, um novo estado esculpido no estado do sul da Índia de Andhra Pradesh, que inicialmente foram às urnas em 07 de maio para eleger 25 membros para o Parlamento indiano, juntamente com 175 membros da assembleia do novo estado.

O partido foi lançado em fevereiro, Sleeva Galilee, um dos fundadores do Partido Secular Cristão Indiano, observou que o partido colocou mais de 60 candidatos, a maioria deles Cristãos Dalits.

"Com esta eleição, haverá certamente uma mudança na atitude de outros partidos políticos frente aos Dalits Cristãos. Dalits Cristãos têm sido enganados e tratados como um banco de voto", Galilee contou ao World Watch Monitor. "Queremos dizer aos principais partidos políticos que não podem mais subestimar nossos votos".

Dalit significa "espezinhado" e refere-se a pessoas em castas inferiores que são tratados como "intocáveis" no sistema de castas da Índia. Dalits são uma população mista: vivendo por todo o país, falando várias línguas e praticando inúmeras religiões.

A Constituição da Índia proíbe a discriminação com base em casta, mas o preconceito e discriminação para com os Dalits ainda é excessivo. A maioria dos Dalits têm empregos subalternos como auxiliar de serviços gerais, e vivem segregados de pessoas de castas superiores.

Este mau tratamento é especialmente prevalente dado aos Cristãos, como resultado da legislação federal, promulgada em 1950, que permitiu a discriminação contra o grupo. Esta lei listava Dalits hindus como Casta Programada e os fez elegíveis para educação gratuita, definiu cotas para empregos públicos e assentos nas legislaturas para melhorar o seu status. Enquanto os privilégios foram estendidos para Sikh Dalits em 1956 e Dalits budistas em 1990, diretos importantes ainda são negados aos muçulmanos e aos Dalits Cristãos.

Além da legislação de 1950 contra muçulmanos e cristãos Dalits, hindus nacionalistas continuam a implementar leis criadas para dissuadir as pessoas de se converterem para outra fé.

De acordo com a Missão Portas Abertas Internacional, uma instituição de caridade que apoia Cristãos que vivem sob pressão por causa de sua fé, nacionalistas hindus afirmam que cada indiano tem de ser hindu e continuam a forçar a sua ideologia Hindutva através dos partidos políticos, como o BJP, que tem forte apoio na mídia. "Leis anti-conversão" foram adotadas em cinco estados, e são frequentemente usadas como pretexto para interromper os serviços religiosos e assediar Cristãos. Pastores são frequentemente espancados ou mortos, prédios de igrejas destruídos, e convertidos forçados a fugir de suas casas. Apesar disso, a igreja está crescendo, particularmente entre as castas mais baixas.

“Estabelecer um partido político pode ser uma ideia poderosa para ajudar a combater esta desigualdade, mas se o novo Partido Secular Cristão Indiano pode efetivamente levar essa ideia para frente é uma questão a parte”, disse o Rev. Raj Bharat Patta, secretário-geral do Movimento Estudantil Cristão na Índia.

O partido "pode não ter muito impacto, uma vez que surgiu de repente e sem muito trabalho de base", disse ele ao World Watch Monitor.

Franklin Caesar, um ativista Dalit Cristão, está cético quanto a capacidade do governo indiano deproporcionar justiça. Sua petição buscando um remédio judicial para a discriminação dos Dalits Cristãos tem estado perante a Suprema Corte por 10 anos.

"Cada vez que líderes do governo foram convidados a mostrar posição política clara sobre a questão da Suprema Corte, adotou táticas evasivas", disse Caesar ao World Watch Monitor. Ele também disse que o governo falhou em fazer a sua posição clara sobre a questão mesmo depois da comissão Ranganath Misra – nomeada pelo governo durante a audiência do seu caso – confirmarem que os Dalits Cristãos sofrem as mesmas desigualdades de castas quanto os outros Dalits.

Em adição à discriminação, muitos Cristãos Dalits não tornam sua fé pública, uma vez que tal fato os privaria do status de Castas Programadas, os excluindo de empregos públicos, educação gratuita e bolsas de estudo do Estado.

“O número de Cristãos Dalits é muito maior do que é projetado no censo,” disse Patta, uma pastor da Igreja Evangélica Luterana Andhra.

Galilee concorda e disse que como o número real de cristãos é muito maior do que o documentado, um partido político cristão pode ter um impacto nas eleições com sua presença nominal.

Nós temos uma forte presença em várias áreas. "Milhares de Cristãos são forçados a esconder sua identidade Cristã e permanecer como Hindus nos registros do governo,” disse Galilee. Ele acrescentou que o número de frequentadores de igreja é bem maior que os dois por cento da população Cristã de Andhra Pradesh com 85 milhões de pessoas.

A Índia está na 28ª posição no ranking da World Watch List de 2014, dos 50 países onde se é mais difícil ser um Cristão. A World Watch List é publicada anualmente pela Missão Portas Abertas Internacional.

____________________________
FONTE: World Watch Monitor
TRADUÇÃO: Isabela Emerick l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here