Informativo da Jubilee Campaign sobre a Síria

bandeira-siria-1024x683

Caros Amigos,

A Jubilee Campaign EUA e a Jubilee Campaign Holanda anunciam, em conjunto com o Fundo de Lei e Liberdade, a aliança dos Siríacos e Curdos da Síria com o objetivo estratégico de representar ambas minorias na mesa de negociação em Genebra. Também estamos revelando a nova iniciativa para a Coalizão Cristã pela Síria, a qual reunirá entidades globais Cristãs para criar uma frente de apoio relevante para os Cristãos na Síria. Neste dia de negociações de “Genebra II” na Síria, estamos escrevendo para pedir a sua participação e apoio por este movimento recém-formado chamado Coalizão Cristã pela Síria (CCFS) e seus objetivos.

A aliança entre os Siríacos/Cristãos e Curdos representa um total de até 5 milhões de cidadãos na Síria, o que é quase um quarto da população Síria. Até agora, essa população significativa foi privada de qualquer participação relevante nas negociações de Genebra I e II. Ao unir forças, Siríacos e Curdos desejam impor representação nas decisões sobre o pós-guerra na Síria. O Conselho Nacional Siríaco da Síria e o Supremo Conselho Sírio Curdo anunciaram oficialmente sua aliança numa conferência de imprensa em 23 de janeiro de 2014, em Genebra, Suíça. Esta conferência foi facilitada pela Jubilee Campaign Holanda.

A nova iniciativa conjunta, Coalizão Cristã pela Síria, espera influenciar as potências mundiais e outras organizações governamentais e intergovernamentais para assegurar que os Cristãos Sírios (Siríacos) tenham representação significativa nas negociações de Genebra II. Acreditamos que os melhores representantes dos Siríacos neste momento são os membros do Conselho Nacional Siríaco da Síria (SNCS), uma coalizão de Sírios que vivem dentro e fora da Síria.

Juntar os CCFS ou apoiar suas metas é um passo tangível e concreto que organizações religiosas e de defesa Cristãos podem tomar no sentido de encontrar uma solução para a crise Síria que permite Siríacos a permanecer em suas terras ancestrais, habitada por milhares de anos antes da vinda de Cristo. A comunidade Cristã Síria está pedindo o apoio da igreja em todo o mundo neste momento crítico. Eles precisam de representação na conferência de paz para que eles possam fazer lobby pelos direitos para Siríacos e outros grupos religiosos/étnicos minoritários. Estabilidade na Síria é essencial para a paz regional e é do interesse da segurança nacional dos Estados Unidos e de muitos outros países.

Muitos grupos e membros do Congresso dos EUA têm notado o impacto negativo desproporcional da guerra civil Síria nos Siríacos, que já constituíram mais de 12% da população Síria. Eles sofreram ataques genocidas generalizados, limpeza étnica e crimes de guerra, profanação de igrejas e destruição de suas casas e negócios, confisco de propriedade, sequestro e ameaças de morte, incluindo ameaças de execução se eles não se converterem ao Islamismo. Siríacos foram deslocados de áreas inteiras e grandes cidades onde eles viviam em paz com os vizinhos de diferentes credos.

Acreditamos que a presença do SNCS em Genebra II é essencial se há de existir uma paz duradoura e estabilidade para a Síria. Seus objetivos são um cessar-fogo imediato e a formação de uma nova estrutura governamental pluralista fundada nos princípios da igualdade de direitos, da democracia e do Estado de Direito, dando direitos a todos os Sírios independentemente de fé ou origem étnica. Objetivos semelhantes foram recentemente endossados pela Igreja Ortodoxa Russa, pelo Vaticano, pela Aliança Evangélica Mundial, pela Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional, pelo Conselho de Assuntos Estrangeiros da União Europeia, pelos líderes da igreja da Síria, por milhares de pessoas que assinaram petições que circularam pelas CCFS, e muitos outros.

Esperamos que as metas dos CCFS sejam endossadas por organizações Cristãs e grupos de defesa da liberdade religiosa de todo o mundo e por outros indivíduos e organizações com a mesma mentalidade. Buscamos sua participação em uma campanha global (que não requer necessariamente a participação nas CCFS) para persuadir potências mundiais para permitir representação por membros do SNCS e outros Cristãos e das minorias nas negociações de paz.

Para mais informações, acesse o site: www.CCFSyria.com 

Em Sua graça e paz

Ann Buwalda,

Diretora Executiva
Jubilee Campaign

_________________________
TRADUÇÃO: ISABELA EMERICK

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here