IRÃ – Pastor Irani se recupera em hospital após operação

Benham Irani site

A Christian Solidarity Worldwide (CSW) foi informada de que o Pr. Behnam Irani foi submetido à uma cirurgia em 22 de fevereiro e se recuperou no Hospital Shahid Madani em Karaj.

O pastor vinha sofrendo de uma severa hemorragia devido a úlceras estomacais e complicações do cólon, o que em certo ponto o levou a perder a consciência. De acordo com fontes da CSW, a operação foi bem sucedida e o Pastor Irani retornou à prisão Ghezal Hesar.

O Pr. Irani é o líder da congregação da Igreja do Irã em Karaj. Ele foi preso inicialmente em dezembro de 2006 e condenado em 2011 a seis anos de prisão, sob acusações de " ação contra o Estado " e " ação contra a ordem".

Durante os primeiros meses de sua prisão em Ghezal Hesar, o Pr, Irani foi mantido incomunicável em uma pequena cela, onde os guardas o acordavam repetidamente do sono como forma de tortura psicológica. Ele foi transferido para um quarto apertado onde os presos não podiam deitar-se para dormir, antes de ser transferido para uma cela lotada, imunda, a qual ele compartilha com 40 criminosos, muitos dos quais são violentos. Ele foi submetido à pressão física e psicológica e tem sofrido regularmente com espancamentos por seus companheiros de cela e pelas autoridades da prisão, bem como com ameaças de morte.

Mervyn Thomas, Diretor Executivo da Christian Solidarity Worldwide (CSW), disse: "Enquanto estamos satisfeitos em saber que o Pr. Irani se recuperou bem no hospital, é inaceitável que se tenha permitido que sua condiçãose deteriorasse de tal forma antes de se ter dado apropriado tratamento. Nós continuamos a pedir pela sua libertação da prisão. Embora ele tenha sido condenado por acusações políticas, na realidade, ele está na prisão por causa de sua fé e, assim, em violação a Convenção Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, da qual o Irã é signatário."

___________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Isabela Emerick l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here