IRÃ: Pr. Abedini é posto em confinamento solitário

pastor iraniano e familia site

                                                                            Pr. Saeed e família

O Pr. Saeed Abedini, convertido ao Cristianismo e com dupla nacionalidade (iraniano e americano), que foi sentenciado a oito anos de prisão em janeiro por ações contra a segurança nacional no Irã, foi posto em confinamento solitário, segundo informações da CSW.

De acordo com o Monhabat News, o Pr. Abedini participou de um protesto pacífico contra o mau tratamento de encarcerados na prisão de Evin, onde ele está preso. O protesto irritou os agentes penitenciários, que colocaram o Pr. Abedini e mais nove presos em confinamento solitário. Ele também assinou uma petição que criticava a falta de cuidados médicos para os presos e os maus tratos à suas famílias durante visitas.

O Pr. Abedini vem sofrendo hemorragia interna como resultado de espancamentos regulares na prisão e, possivelmente, seus rins não estejam mais funcionando normalmente. Contudo, ele se recusa a receber atendimento médico das autoridades policiais. Membros da família que foram lhe visitar, foram informados de que ele não quer mais recebê-los.

O Pr. Abedini foi preso em setembro de 2012 no Irã, quando estava fazendo uma visita familiar. Em 27 de janeiro, foi sentenciado a oito anos de prisão em Teerã, capital do Irã, sob a acusação de “plantar igrejas em lares que pretendiam minar a segurança nacional”.

Embora baseadas em termos políticos, as acusações estão ligadas à sua conversão do Islamismo para o Cristianismo. Os Cristãos no Irã têm enfrentado este tipo de acusações para justificar suas prisões e sentenças fora do comum.

O Diretor Executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse: “A CSW está preocupada com os relatos de que a saúde do Pr. Abedini está debilitada, e que ele se encontra em isolamento, mesmo precisando de atendimento médico urgente. Este caso se assemelha ao do Pr. Irani, que também teve o atendimento médico negado, para tratar de seus problemas de saúde graves. Nós pedimos às autoridades iranianas que providenciem tratamento adequado aos dois pastores imediatamente, e os libertem e a todos os presos que estão em cárcere por questões de fé. A liberdade de professar a fé é protegida pela Constituição Iraniana, bem como por tratados internacionais, dos quais o Irã é signatário, incluindo a Convenção Internacional de Direitos Civis e Políticos. Nós, portanto, pedimos ao Irã que cumpra suas obrigações legais e garanta este direito para todos os seus cidadãos”.

_________________________

Fonte: CSW
Tradução: Jorge Alberto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here