IRÃ – Três cristãos enfrentam sentenças de seis anos em prisões remotas

bandeira-Irã

A Christian Solidarity Worldwide (CSW) foi informada de que os pastores Behnam Irani, Matthias Haghnejad e Deacon Silas Rabbani receberam sentenças de seis anos de prisão por um tribunal iraniano. O veredicto, emitido pelo Juiz Asef al-Hosseini, ordenou ao pastor Irani que ele cumprisse sua sentença em uma prisão da cidade no nortista de Zabol, enquanto os pastores Haghnejad e Deacon Rabbani deveriam ser transferidos para uma prisão em Minab, uma ilha no Golfo Pérsico. Os três estão apelando contra a decisão.

As cidades de Zabol e Minab são conhecidas por seus climas extremamente quentes. Além disso, as famílias dos presos serão obrigadas a percorrer longas distâncias para de visitá-los, o que irá provar ser um desafio, tanto financeiramente quanto fisicamente.

A sentença adicional de seis anos dada ao pastor Irani significa que ele vai servir um total de 12 anos na prisão. Ele foi preso inicialmente em dezembro de 2006 e condenado em 2011 a seis anos de prisão por “ação contra o Estado” e “ação contra a ordem.”

Estas novas sentenças são indicativos do aumento da repressão sob a presidência de Rouhani visando minorias religiosas e étnicas. Isso tem ocorrido apesar de sua promessa anterior de garantir os direitos das minorias religiosas durante o processo eleitoral no ano passado.

O Chefe de Operações da CSW, Andy Dipper, disse: “Nós estamos profundamente preocupados com as sentenças de seis anos dadas aos pastores Irani, Haghnejad e Deacon Silas Rabbani e o fato de que eles terão que cumpri-las longe de suas famílias e cidades de origem. Estamos particularmente chocados com o seis anos adicionais dados ao pastor Irani, o qual já sofreu maus-tratos enquanto estava na prisão e agora enfrenta quase uma década na prisão por acusações forjadas.Instamos o governo iraniano a libertar sem demora a cada pessoa que está presa por sua fé.Seu encarceramento viola acordos internacionais que garantem a liberdade de religião ou crença, dos quais o Irão é signatário.”

____________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Isabela Emerick l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here