IRAQUE – Após ataques em Mosul, cristãos pedem oração

Criancas-observam-carro-destruido-apos-ofensiva-terrorista-em-Mosul-no-Iraque-size-598

Carro destruído após ataque em Mosul, no Iraque (Reuters)


Os militantes do Estado Islâmico do Iraque e de Ash-Sham (ISIS), um grupo ramificado da al-Qaeda, começaram a tomada violenta do controle da área na sexta-feira, dia 6 de junho. O ISIS agora tem o controle total de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque. A Organização Internacional para as Migrações estima que na quarta-feira, dia 11, meio milhão de moradores fugiram da violência, e muitos ainda tentam encontrar refúgio nas províncias curdas próximas ao norte do Iraque.

Centenas de famílias cristãs estão entre aqueles que fugiram da área, e pelo menos uma igreja assíria em Mosul foi incendiada na recente onda de violência. Os cristãos se sentem particularmente vulneráveis, especialmente à luz do tratamento dado aos cristãos na província de Raqqah norte da Síria, onde o ISIS também estabeleceu sua autoridade.

Lembre-se que em fevereiro de 2014, comandantes do ISIS em Raqqah forçaram os líderes da comunidade cristã a assinar um contrato concordando com um conjunto de rígidas condições, que incluíam: o pagamento de um imposto especial (conhecido como jizya), a conduta de que os ritos cristãos seriam apenas com portas fechadas (de modo a não ser visíveis nem audíveis para os muçulmanos), e a adesão ao islamismo  convencional, com o código de vestimenta islâmico e regulamentos da alimentação.

Mosul e a planície que circunda Nínive é o coração tradicional das comunidades cristãs do Iraque. Muitos cristãos fugiram para a região quando foram forçados a sair de Bagdá e de outras áreas nos últimos anos.

Os cristãos estão alarmados com o ISIS tomando o controle de Mosul, com receio de que isso irá acelerar ainda mais o declínio da presença cristã no Iraque.

Os cristãos iraquianos nos exortam a orar, pedindo que:

* Os cristãos de Mosul reconheçam a presença próxima de Jesus, recebam a orientação do Espírito e tenham a proteção do Pai;

* Aqueles que optaram por permanecer na cidade não sejam submetidos a tratamento violento ou injusto;

* A assistência humanitária alcance todos os que estão em necessidade, tanto os que foram deslocados quanto para os que permanecem em Mosul;

* Os cristãos em todo o Iraque experimentem a paz e sintam a presença de Jesus a cada dia, e continuem sendo fiéis a Ele e claros em seus testemunhos;

* As autoridades iraquianas ajam de forma decisiva para melhorar a segurança de todos os cidadãos no Iraque; e,

* Aqueles que estão perpetuando o conflito tenham convicção do pecado e venham a compreender as profundezas do perdão de Jesus.

___________________
FONTE: Middle East Concern
TRADUÇÃO: ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here