Jubilee Campaign clama contra repatriação de nove órfãos para a Coréia do Norte

coreia do norte

 

Queridos Amigos,

Representantes da Coalização Liberdade Norte Coreana fizeram um protesto em frente à Embaixada do Laos. A intenção foi mostrar o descontentamento e a oposição contra a decisão do governo sobre o repatriamento de nove órfãos norte-coreanos para o governo da Coréia do Norte, ocorrido em algum momento durante a semana de 12 de Maio de 2013.

Embora os membros da Coalizão tivessem, antes do protesto, solicitado uma reunião com o embaixador, a Embaixada do Laos respondeu afirmando que a autoridade não estava disponível para atender. A embaixada não respondeu a um novo pedido da Coalizão para que houvesse uma reunião com um representante do governo.

Os nove manifestantes levavam cartazes representando os nove órfãos norte-coreanos, juntamente com um pequeno buquê de margaridas, que simbolizava a inocência das crianças. Os órfãos fugiram do abandono nas ruas na Coreia do Norte, onde viviam de recolher restos de comida, indo para um abrigo em Dandong, na China.

Após três anos de nutrição adequada, educação e cuidados no abrigo, os órfãos, juntamente com um pastor missionário e sua esposa foram para o Laos.  A viajem foi para chegar à embaixada da Coréia do Sul, com o fim de conseguir reassentamento de refugiados para os jovens, mas grupo foi preso por autoridades do país asiático.

Segundo informações, dias depois, a pedido das autoridades norte-coreanas, os nove órfãos foram entregues para a Embaixada da Coreia do Norte para seu repatriamento. A não devolução de refugiados é um princípio corrente do direito internacional, e essas ações por parte das autoridades do Laos violam tal diretriz.

Ao chegar à frente da Embaixada, os manifestantes da Coalizão foram recebidos por membros da imprensa sul-coreana. No local, Suzanne Scholte, presidente da Coalizão, fez uma declaração descrevendo as terríveis consequências da decisão do governo de Laos de cooperar com o governo norte-coreano e repatriar à força os nove órfãos. Em seguida, cada manifestante, carregando um cartaz de um órfão, leu uma breve descrição de cada um.

Depois de ler as breves biografias, os manifestantes da Coalizão se aproximaram da porta de entrada da Embaixada bateram à porta e solicitaram a entrada. Sem receber resposta, elesA deixaram os cartazes e as margaridas na soleira da porta, bem como uma carta explicando o motivo do protesto e exigindo que o governo de Laos acompanhe e garanta a segurança dos órfãos na Coreia do Norte. A carta afirmava: "Porque a vida dos nove jovens repousa em suas mãos pela decisão que foi tomada, nós fazemos este pedido simples: que a República Democrática Popular de Laos realize visitas regulares a estas nove crianças na Coréia do Norte, de modo que possa garantir que eles sejam acolhidos em seu retorno, tratados corretamente e que seus direitos sejam protegidos. Essa informações podem ser compartilhadas com a República da Coréia, que havia pedido que os jovens fossem acompanhados”.

Em seguida, Suzanne Scholte respondeu perguntas dos jornalistas. A Sra. Ann Buwalda, do Jubilee Campaign, respondeu a um questionamento em que rejeitou a ideia de que os missionários que protegem as crianças poderiam estar envolvidos em tráfico de seres humanos. A idéia havia sido alegada pelo governo de Laos.

A definição de tráfico de seres humanos é "o recrutamento, acolhimento, transporte, provisão ou obtenção de uma pessoa para o trabalho ou serviços, por meio do uso da força, fraude ou coerção para fins de sujeição a servidão involuntária, peonagem, servidão por dívida ou escravidão". As crianças órfãs deixaram a Coreia do Norte por suas próprias vontades e declararam, em diversas ocasiões, que queriam ir para a Coreia do Sul. O país deveria ter sido seu destino final, se o governo norte-coreano não os tivesse interceptado.

A opção por deixar a Coreia do Norte foi pelo objetivo de liberdade e ninguém nunca pretendeu explorá-las de qualquer forma. Eles foram amados e educados enquanto estavam livres. Mas agora se encontram com medo e sozinhos.

Por favor, orem pela proteção e segurança dos nove órfãos.

Graça e Paz

Ann Buwalda,
Diretora Executiva
Jubilee Campaign

__________________

FONTE: JUBILEE CAMPAIGN
TRADUÇÃO: ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here