JUBILEE CAMPAIGN condena convite aos perpetradores do genocídio sudanês

Queridos amigos

JCEm 3 de maio, a Administração de Obama estendeu um convite ao Dr. Nafie Ali Nafie e outros oficiais do alto escalão do Partido Nacional Congressista do Sudão para visitar Washington D.C. para “uma discussão franca sobre os conflitos e crise humanitária dentro do país”. Como relatados por vários veículos de comunicação na última semana, o Dr. Nafie e outros oficiais aceitaram a gentil oferta do presidente americano. Nafie assegurou a seus afiliados políticos que o objetivo em ir à Washington não é, de modo algum, discutir sobre as questões Sudanesas, pois como ele garante, o regime as têm sob controle.

Encontros como este são vistos como uma honra; um homem como Dr. Nafie merece ser honrado pelo seu papel no genocídio? Dr. Nafie Ali Nafie é o conselheiro presidencial do Sudão e antigo chefe dos Serviços de Segurança e Inteligência Nacionais. Ele é, indiscutivelmente, a figura líder do controle militar e do aparato de inteligência no Sudão.

Rabbi Kaufman, em seu artigo, compara este convite como equivalente a convidar Heinrich Himmler, o diretor da SS no regime Nazista, para uma conversa durante o Holocausto. Rabbi Kaufman pergunta se o Departamento do Estado teria convidado Himmler para discutir a crise humanitária na Alemanha após o Holocausto, no qual ele teve papel de liderança no genocídio. A caracterização dele está correta. Ele entendeu completamente o absurdo que é este convite.

Nafie é conhecido por ser “de longe o mais brutal oficial de segurança que o Sudão já viu”, como é dito em seu país. Ele é também conhecido pela criação das terríveis “casas-fantasma” ou câmaras de tortura e detenção não oficial que são mantidas pelos serviços de segurança Sudaneses. Dr. Nafie foi parte integrante da elaboração da estratégia do regime de eliminar indígenas Africanos por meio de ataques, bombas, privação de alimentos e estupro de pessoas inocentes.

Nos últimos dias, o Sudão tem continuado suas atrocidades sem diminuição contra seus próprios cidadãos no estado sulino de Kordofan e Blue Nile, deliberadamente queimando dezenas de vilas e matando camponeses. Como a administração de Obama prepara a recepção a Nafie, Jubilee condena a futura visita e insta o Secretário Kerry a rescindir o convite e não recepcionar este assassino nos Estados Unidos.

Na Graça e na Paz de Cristo,

Ann Buwalda

Diretor Executivo

______________

FONTE: JUBILEE CAMPAIGN
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here