Lei de Talião e papéis de importantes entidades cristãs acerca das Liberdades Civis Fundamentais pelo mundo foram abordados no 3º dia do ENAJURE 2013

O 1º Encontro Nacional de Juristas Evangélicos – ENAJURE – prosseguiu em sua programação com as preleções de juristas, teólogos e filósofos na manhã desta segunda-feira (11) no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande, Paraíba.

Mauro Meister SITE

O primeiro a proferir sua palestra foi o reverendo Mauro Meister, que é coordenador do programa de mestrado da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e falou sobre o instigante tema da Lei de Talião no contexto bíblico.

Meister contextualizou o surgimento da lei no Antigo Testamento, ressaltando a existência do ambiente de crescente violência após a queda do homem, e onde o dano era pago com vingança de caráter pessoal, além da consequente deterioração da ordem social. A Lei de Talião é estabelecida e registrada posteriormente no Código da Aliança, em Êxodo 21.

O palestrante concluiu dizendo que a lei não constitui uma mudança na ética divina frente às proposições do Velho e Novo Testamentos. “A premissa é que Jesus e os apóstolos não quiseram contradizer a lei, mas sim confirmá-la e interpretá-la da forma correta e cumpri-la naquilo que ainda for necessário”.

LIDIA TORRALBA SITE

Após a conferência do Pr. Mauro Mesiter a Dra. Lidia Garcia Torralba – vice-presidente da Federación Interamericana de Juristas Cristianos – (FIJC), apresentou os membros da diretoria da entidade que representa, e traçou um cenário de sua atuação na America Latina nos temas como liberdade religiosa, defesa da vida e família, esforços anti-corrupção e meio-ambiente.

A Dra. Nina Balmaceda também deu um panorama sobre a atuação da Advocates International, entidade da qual faz parte. Em sua fala, Nina Balmaceda abordou a questão do aborto, e afirmou “Teríamos que ter uma lei que diminuísse a violência, mas sabemos que é impossível acabar totalmente com ela devido a realidade que vivemos. Defendo ZERO para crianças abandonadas, e ZERO para o aborto, mediante educação preventiva que evite a gravidez indesejada. É preciso criar leis que favoreçam apoio e suporte emocional às mulheres.” Ela ainda destacou que a paz entre os seres humanos é parte do propósito de Cristo e é trabalho do Espírito Santo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here