Liberdades civis dos indígenas brasileiros é tema de palestra da ANAJURE no CONPLEI NORDESTE

1a0aafaa-9c3c-4fea-890e-f593dfa79aef[Abertura do CONPLEI NORDESTE]

EDMILSON. CONPLEI

No último final de semana, entre os dias 08 e 10 de fevereiro, a cidade de Paulo Afonso, na Bahia, sediou o primeiro encontro CONPLEI NORDESTE, organizado pelo Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI). Neste evento, foi divulgada a criação da Aliança Evangélica Pró-Indígenas do Nordeste (AEPIN), em parceria com diversas organizações missionárias de destaque nacional, que já nasce com o suporte jurídico da ANAJURE.

A ANAJURE apoiou a realização do evento e há anos tem atuado em defesa dos indígenas brasileiros por meio das ações e pesquisas do seu Grupo de Trabalho sobre Povos Minoritários, Indígenas e Missões e do Programa de Apoio a Agências Missionárias (PAAM), coordenados pelo Dr. Edmilson Almeida e supervisionados pelo Dr. Uziel Santana, presidente da entidade. Um dos destaques foi a distribuição da cartilha dos direitos indigenistas, cujo formato digital também pode ser acessado aqui.

Durante o CONPLEI NORDESTE, o Dr. Edmilson destacou que a vida, a liberdade e a propriedade são direitos básicos que estão reconhecidos na Constituição e na legislação brasileira, devendo ser aplicados na prática por meio dos órgãos competentes. Ele reforçou ainda que “especialmente no que se refere à Liberdade Religiosa e ao direito de preservar sua cultura, o indígena nordestino é livre para ouvir e crer naquilo que mais lhe fizer sentido. Não permitam que ninguém lhes constranja a crer naquilo que você entende não ser mais a verdade ou fazer sentido para si. Crer ou não é uma liberdade civil fundamental e cabe ao indígena exercê-la.”

Para mais informações sobre o apoio jurídico ao trabalho missionário, acesse o site do PAAM e entre em contato.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here