Líderes internacionais apelam pela contribuição de governos ocidentais na melhoria da liberdade religiosa no Irã

Mais de 90 líderes europeus e americanos assinaram uma petição exortando o governo ocidental a contornar a situação das minorias religiosas através de algum acordo com o irã. 

bandeira-Irã

________

Segundo o Christian Today, na petição, os signatários do Reino Unido e dos Estados Unidos se juntam ao ex-arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, para “enfatizar” o assédio e a perseguição “aos cristãos no Irã sob a “teocracia governante”. Eles apelam aos governos ocidentais para ajudar a acabar com a opressão das minorias religiosas, tornando esta uma condição prévia para desenvolver qualquer acordo com o Irã.

“A situação das minorias religiosas têm se deteriorado nos últimos anos, inclusive durante o mandato do presidente Hassan Rouhani. Parcelas de pastores iranianos estão definhando nas prisões apenas por suas crenças”, afirmam, acrescentando que os livros didáticos das crianças encorajam o ódio aos judeus por terem as terras muçulmanas.

“Em tais circunstâncias, pedimos a todos os países que considerem a situação deplorável dos direitos humanos no Irã, em particular a dolorosa situação das minorias religiosas, ao estabelecer suas relações com o Irã. Exortamos-lhes a pré-condicionar a melhoria dessas relações na cessação da opressão das minorias e na suspensão das execuções no Irã”.

O movimento “Irã livre” tornou-se o grito de guerra de dezenas de milhares de iranianos em uma “resposta necessária à crise do Irã”, querendo abordar questões de terrorismo e extremismo em nome do Islã, além de buscar uma nova abordagem do governo da teocracia no Irã. O “Grande encontro pela liberdade” é apoiado por líderes da Europa, Oriente Médio e Estados Unidos.

Os jovens iranianos que decidem se tornar cristãos, quase nunca conseguem discutir esses problemas com os colegas. Eles não podem obter livros cristãos e, às vezes, não possuem a  própria Bíblia. Por causa do risco de serem denunciados e presos, eles vivem vidas solitárias, sendo quase impossível reunir-se com outros cristãos.

Durante um recente seminário de treinamento na região, os jovens participantes estiveram na companhia de outros na mesma situação que eles. Eles compartilhavam as alegrias da vida e também as tristezas: a perseguição, a discriminação e até mesmo a violência que eles enfrentam dia a dia.

“Eu não conheço nenhum outro jovem cristão na minha cidade”, disse Marjan*, de 23 anos.

Kyana, de 17: “Perdi alguns dos meus amigos quando descobriram que eu era cristã. Eles pararam de me convidar porque achavam que eu era diferente deles e não pertenciam ao grupo deles”.

Como eles não podem se encontrar abertamente, Kyana e outros se reúnem em pequenos grupos nas casas das pessoas. Mas mesmo assim, sempre há o medo de serem descobertos. “Nós temos que manter nossas vozes baixas”, disse ela, “para que os vizinhos não nos denunciem à polícia”.

Acredita-se que os cristãos representem menos da metade de 1% dos cerca de 80 milhões de pessoas do Irã, embora sejam números difíceis de determinar. O país ocupa o oitavo lugar dos 50 países presentes na lista Mundial da Perseguição, desenvolvida pela Open Doors. Pelo menos 193 cristãos foram presos ou presos no Irã em 2016, muitos deles convertidos do Islã.

De acordo com a entidade de caridade cristã Middle East Concern, “o número de cristãos que foram presos e detidos aumentou, assim como os valores necessários para a libertação sob fiança.

* Nome fictício por questões de segurança 

____________________________________
Com informações do World Watch Monitor
Por: Redação l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here