MARÇO/ABRIL – ANAJURE divulga relatório de atividades no Brasil e no exterior em defesa das liberdades civis fundamentais

Este Informe en Español / This Report in English

capa-padrao-1

Nas últimas semanas, a ANAJURE esteve intensamente envolvida com diversas atividades, no âmbito nacional e internacional. Congressos, conferências, seminários, encontros, reuniões, numa pauta extensa de atividades, com o principal propósito de fortalecer as bandeiras principais da entidade, isto é, tudo o que compreende as liberdades civis fundamentais dos cidadãos, em especial, a Liberdade Religiosa.

Neste sentido, agora em março, a ANAJURE teve a oportunidade institucional de dialogar com juristas de todo o país, líderes religiosos, sociedade em geral e com os poderes executivo, legislativo e judiciário, cumprindo uma importante agenda que envolveu reuniões executivas e seis importantes eventos com discussões e debates sobre liberdade religiosa, liberdade de expressão e objeção de consciência, ocorridos em Brasília- DF, São Paulo- SP, Anápolis-GO e Curitiba-PR. No âmbito internacional, já adentrando neste mês de abril, o presidente do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, viajou para o Canadá e EUA para representar a associação na Consulta Global anual da Religious Liberty Partnership – RLP (em Ottawa, Canadá), e participar de reuniões com importantes entidades parceiras da ANAJURE, como é o caso da Advocates Internacional (EUA), e a Comissão de Liberdade Religiosa Internacional do Governo dos Estados Unidos.

Em sua agenda de atividades nacionais, a ANAJURE esteve reunida com a Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional, reforçando sua cooperação técnico-institucional, e em seguida realizou o I Congresso Internacional sobre Liberdades Civis Fundamentais, que ocorreu no Superior Tribunal de Justiça, com o tema 'Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão e Objeção de Consciência', com cerca de 300 congressistas inscritos e a participação dos conferencistas Prof. Dr. Jonatas Machado (Faculdade de Coimbra – PT) e Prof. Dr. Thomas Schirrmacher (IIRF – Alemanha). Após isso, em visita ao Supremo Tribunal Federal, aconteceu o encontro com o Ministro Gilmar Mendes, que conheceu o trabalho da ANAJURE e apoiou a missão institucional da associação. O Ministro Gilmar Mendes também foi convidado para participar do 2º ENAJURE (Encontro Nacional de Juristas Evangélicos), que ocorrerá de 08 a 10 de agosto do corrente ano em Cuiabá.

No Palácio do Planalto, no âmbito da Secretaria Geral da Presidência da República, junto com as Igrejas Históricas do Brasil (Igreja Metodista Livre, Igreja Batista Nacional de Brasília, Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente, Convenção Batista Nacional, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Metodista,  e Igreja Exército da Salvação no Brasil), a ANAJURE, através do Dr. Uziel Santana, esteve reunida com o Ministro Gilberto Carvalho,  representando a Presidente da República, para falar sobre Plano Nacional da Educação, Missões entre povos indígenas, Liberdade Religiosa, Participação social das Igrejas e outros temas correlatos. A agenda da ANAJURE seguiu com a realização do Seminário Internacional na Universidade Mackenzie, em São Paulo, onde foi abordado o tema ‘Liberdade Religiosa como um direito humano fundamental: relatório, desafios e teorias’, tendo também como palestrantes o Dr. Jonatas Machado e o Dr. Thomas Schirrmacher. Os vídeos estão disponíveis neste link.

A ANAJURE também promoveu discussões na UniEvangélica, em Anápolis-GO e na PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Os seminários discutiram o tema “Liberdade religiosa no meio acadêmico’. Esses momentos de debate envolveram professores, diretores e reitores das universidades para promover um maior esclarecimento sobre o tema. Além das discussões no meio acadêmico, a ANAJURE participou de reunião aberta com membros da Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados – OAB/PR a fim de haver uma cooperação mútua para a consolidação do Projeto da ANAJURE de constituição das Comissões de Liberdade Religiosa no âmbito das seccionais da OAB.

Ao longo dos diálogos e reuniões, várias parcerias com instituições nacionais e internacionais começaram a ser firmadas, conforme você pode conferir abaixo e nos links indicados:

 


Relatório de atividades da ANAJURE (MARÇO/ABRIL/2014)

Dia 11 – O presidente e parte da diretoria da ANAJURE esteve em reunião com a Frente Parlamentar Evangélica para tratar de assuntos de cooperação técnica e jurídica, atendendo ao honroso convite do presidente da FPE, o deputado Paulo Freire do PR/SP. O encontro ocorreu no Congresso Nacional.

REUNIÃO COM FPE 4

Dia 12 – A ANAJURE abriu o I Congresso Internacional sobre Liberdades Civis Fundamentais no auditório STJ com o tema ‘Liberdade de expressão e Objeção de Consciência’. O evento teve duração de um dia e as palestras foram ministradas pelo Dr. Thomas Schirrmacher e pelo Dr. Jónatas Machado. O evento contou com a presença de aproximadamente 300 juristas.

IMAGEM 23

Dia 12 – ANAJURE e Igrejas Históricas se reuniram com o Ministro Gilberto Carvalho para tratar de temas nacionais importantes sobre liberdade religiosa, de expressão, plano nacional de educação, atuação missionária em terras indígenas, e participação social das igrejas.

imagem 20

Dia 12  ANAJURE visita Supremo Tribunal Federal para apresentar sua missão institucional e divulgar projetos.

VISITA DA ANAJURE AO MIN GILMAR MENDES

Dia 13 – Ainda com a participação dos dois palestrantes internacionais, Dr. Thomas Schirrmacher e o Dr. Jónatas Machado, a ANAJURE realizou, em parceria com a Universidade Mackenzie, o I Seminário Internacional para discutir o tema ‘Liberdade Religiosa como um direito humano fundamental: relatório, desafios e teorias’. O evento ocorreu durante a noite e também contou com a participação do Reverendo Dr. Augustus Nicodemus (Presidente do Conselho Consultivo da ANAJURE) e Dr. Uziel Santana (Universidade Federal de Sergipe e Presidente da ANAJURE).

Mackenzie SITE

Dia 14 – O Dr. Jónatas Machado ministrou uma palestra sobre o ‘Direito de discutir e investigar as formas de criacionismo e design inteligente’. A palestra foi realizada durante a noite no auditório Newton Stadler de Souza, na PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

ANAJURE na PUC

Dia 15 – Foi realizado o Seminário da ANAJURE sobre Liberdade Religiosa no Meio Acadêmico, na PUC/PR. O evento contou com a participação do Dr. Jónatas Machado e apoio da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/PR.

Dia 16 – Foi a vez da UniEvangélica, em Anápolis-GO, sediar o Seminário sobre liberdade Religiosa no meio acadêmico. O evento contou com a participação de professores, diretores e o magnífico Reitor da instituição e teve como objetivo a consecução de parcerias institucionais entre as entidades envolvidas.

ANAJURE em Anápolis

Dia 21 – Diretores da ANAJURE se reúnem no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para tratar assuntos pertinentes à expansão da Associação, o fortalecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil e os desafios da entidade no Rio de Janeiro. 

ANAJURE no RJ

De 24 a 27 – A ANAJURE participou da Consulta Global anual da Religious Liberty Partnership – RLP (click aqui e veja como foi o evento)

IMAGEM 22

Dia 31 – ANAJURE visita sede da Advocates International e estabelece parceria para o programa ‘Apoio e Relocation de Refugiados’, para acolher cristãos perseguidos no Brasil e para convidar o presidente da entidade, Dr. Brent McBurney para participar do 2º ENAJURE, que acontece em agosto deste ano e em breve terá inscrições abertas. (Veja a matéria completa sobre esta visita)

Visita AI

Dia 31 – No Congresso Americano, presidente da ANAJURE se encontra com o staff do Congressista Jeff Duncan, e faz parceria para o programa Relocation.

Dia 31 – Presidente da ANAJURE se reúne com o Dr. Greg Mitchell, que é o líder de uma coalisão de entidades que trabalham pela liberdade religiosa internacional e envolve a participação de cristãos, muçulmanos, hindus, mórmons, cientólogos, espíritas, etc.

Dia 31 – A United States Comission on International Religious Freedom (USCIRF) (Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos) se reúne com a ANAJURE para que possam trabalhar em coordenação e cooperação com foco no Brasil e America Latina. (Click aqui e veja detalhes desta parceria)

Uziel Santana EUA

Dia 01/04 – Dr. Uziel profere conferência na Universidade de Nyack – New York – nos Estados Unidos, a convite da Presidente da Federação Interamericana de Juristas Cristãos, Dra. Nina Balmaceda, sobre o Direito de Liberdade Religiosa como direito humano fundamental.

IMG_1448
* Em breve faremos divulgação específica sobre o programa “Apoio e Relocation de Refugiados”.

__________________________________________________
POR: ANAJURE l Press Officer – Angélica Brito e Wanda Galvão
TRADUÇÃO:  ANAJURE l Espanhol – Samara Ruana, Inglês – Felipe Augusto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here