Na House of Lords, ANAJURE encerra módulos internacionais da Pós Graduação em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa

Pós

Depois de duas semanas de aulas em Coimbra e Oxford, com a participação de mais de 20 professores diferentes dissertando sobre diversos temas dentro da perspectiva da liberdade religiosa, segundo as variadas matrizes de pensamento (é possível ainda assistir a aula do Sir Roger Scruton aqui), chegou ao fim ontem (24) os módulos internacionais (II e III) da pós-graduação lato sensu em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa”.

pós 1O evento de encerramento ocorreu na House of Lords do parlamento britânico, onde os alunos foram recepcionados pelo Bispo Nick Baines, que fez algumas ponderações sobre a importância da não discriminação e do diálogo ecumênico, a boa relação entre as diferentes matrizes religiosas e a busca pela paz e harmonia. Ele é o primeiro bispo de Leeds desde 2014, já participou de diversas conferências de fé internacionais e, desde 2007, é o co-presidente Inglês da Comissão Meissen que desenvolve relações entre a Igreja da Inglaterra e da Igreja Evangélica na Alemanha.

Após, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir as considerações do professor Neville Rochow sobre alguns temas controversos da contemporaneidade do direito humano à liberdade religiosa e de crença. Ele é professor da Universidade de Notre Dame e advogado desde 1988, com ênfase no direito da concorrência, prestou conselhos profissionais e pro-bono em questões de concorrência e liberdade religiosa e trabalha em um painel ecumênico e interdisciplinar que mede e põe em valores econômicos o desempenho religioso.

O professor e pesquisador Dennis Petri, que ministrou aula à turma na última segunda-feira (20) – vide reportagem aqui – fez também algumas intervenções lembrando o atentado terrorista ocorrido na última quarta-feira (22), em Londres, e a situação da liberdade religiosa na América Latina.

Pós 7O evento culminou com uma visita, guiada pelo anfitrião, Bispo Nick Baines, pela Câmara dos Lordes (House of Lords), quando foi possível visitar até mesmo a sala de debates, onde ficam reunidas as mais altas autoridades políticas do Reino Unido. Nesta ocasião, ele destacou: “nossa Constituição não é escrita, mas ela está aqui visível, como um memorial: de um lado, o partido do governo; do outro, a oposição; ao centro, aqueles que não tem vinculação política definida; no trono, fica a Coroa, que governa sobre todos, mas está sob Deus e também sob os barões que compeliram à assinatura da Magna Carta, em 1215, demonstrando nossa vinculação com os direitos humanos fundamentais; além do lugar dos bispos, que são a autoridade espiritual e elevam o Parlamento em orações”.

Pós 6O Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, destacou: “Pela Graça de Deus, terminamos ontem, durante evento na House of Lords, com a participação do Lord e Bispo Nick Baines, do Prof. Neville Rochow e do Prof. Dennis Petri, os nossos módulos internacionais da pós-graduação em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa. Gostaria de registrar aqui nosso pesar pelo ataque terrorista que aconteceu dois dias antes do nosso evento enquanto ainda estávamos em Oxford, bem como oferecer nossas sinceras condolências ao povo britânico. Seguimos nosso trabalho lutando contra toda forma de violência e defendendo as Liberdades Civis Fundamentais, em especial a liberdade religiosa”.

Esta segunda turma da Pós-Graduação, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ius Gentium Conimbrigae (IGC) e o Regent’s Park College, segue ainda com as atividades do módulo IV, que se realizará de 04 a 09 de setembro deste ano. A primeira turma encerra as atividades com a defesa dá monografia em maio durante o 4° Congresso dá ANAJURE sobre liberdades civis fundamentais no Superior Tribunal de Justiça em Brasília. E em julho deste ano,  está previsto o lançamento do novo edital para a 3º turma do curso. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here