Nações Unidas estabelece Comissão de Investigação na Eritreia

eritreia 2


A Associação de Direitos Humanos da Eritreia (ADHE) e a Christian Solidarity Worldwide (CSW) receberam com satisfação o estabelecimento de uma Comissão de Investigação (COI) das Nações Unidas sobre a situação de direitos humanos na Eritreia, no último dia 27 de junho. A criação da COI foi decidida por uma resolução consensual do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU em Genebra.

Em um passo histórico que irá aumentar significativamente a exposição da situação eritreia, o CDH decidiu por uma COI com período de um ano e ordenou que ela fosse formada por três comissários, incluindo a atual Relatora Especial da ONU sobre a situação de direitos humanos na Eritreia, a Sra. Sheila Keetharuth.

Os registros relacionados aos direitos humanos no país têm aumentado a agenda da ONU nos últimos anos, como resultado de uma forte liderança africana no nível de Estado Membro, e o encorajamento e defesa de ONGs. No início da semana passada, uma declaração elaborada pela CSW e ADHE e assinada por outras 33 ONGs pedia à CDH por uma ação mais firme na Eritreia. A declaração argumentava que o estabelecimento de uma COI era o mais apropriado para o momento, dadas as violações de direitos humanos sistemáticas que ocorrem no país e a contínua omissão do governo local, apesar da existência de mecanismos internacionais.

Elsa Chyrum, Diretora da Associação de Direitos Humanos da Eritreia (ADHE), disse: “Este é um momento histórico na luta pelos direitos e liberdades do povo eritreu, e na responsabilização daqueles que foram cúmplices nas graves violações de direitos humanos na Eritreia em tantos anos. Eu parabenizo Yusuf Mohamed Ismail, embaixador Somali das Nações Unidas em Genebra. Ele provou ser um verdadeiro amigo do povo eritreu pelo seu trabalho incansável e corajoso de levar a situação do país para a ONU. Esperamos que a comunidade internacional fortaleça e encoraje a COI a expor a real situação na Eritreia para o maior público possível”.

O Dr. Khataza Gondwe, Líder da Equipe CSW na África e Oriente Médio, falou: “nós parabenizamos o Conselho de Direitos Humanos em estabelecer uma Comissão de Investigação na Eritreia, e elogiamos a Somália, França, Nigéria e outros estados membros da ONU que agiram com coragem para assegurar que a resolução passasse. Esperamos que esta comissão não somente exponha as graves violações de direitos humanos na Eritreia, mas também contribuam para o fim do sofrimento do povo eritreu. A comissão terá nosso inteiro apoio nesta empreitada”.

__________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Jorge Alberto l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here