NIGÉRIA – Bombardeio a Mesquitas provocam tensões em Kano

nigeria BANDEIRA

 

A capital do estado de Kano, norte da Nigéria, permanece sob tensão porvocada por uma sequência de ataques suicidas realizados pelo grupo Boko Haram no dia 28 de Novembro, que resultou na morte de mais de cem pessoas, incluido crianças.

De acordo com relatos locais, o ataque começou com um carro bomba que explodiu no começo de um calendário de orações na sexta-feira, e foi seguido por duas explosões no interior da mesquita. Adoradores que tentaram fugir foram mortos a tiros por membros do Boko Haram que estavam esperando do lado de fora do edifício.

A Mesquita Central de Kano está ligada ao palácio do Emir de Kano, que fez um discurso na semana passada pedindo aos nortistas para pegarem suas armas contra o Boko Haram, expressando dúvidas sobre a capacidade das forças armadas da Nigéria para proteger os civis e acabar com a insurgência.

A CSW também recebeu relatos não confirmados de que uma mulher, aspirante a suicídio como voluntária com bomba em seu corpo, havia sido apreendida em Kano por volta do meio-dia no dia 30 de novembro. Sua bomba foi desativada e ela foi linchada.

No rescaldo do atentado, o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, enviou suas condolências ao povo e ao governo de Kano e exortou a nação "para permanecerem unidos para enfrentar o inimigo comum".  O Papa Francisco descreveu o ataque como "um pecado gravíssimo contra Deus", enquanto a Conferência dos Bispos Católicos da Nigéria descreveu os agressores como "agentes das trevas que afirmam lutar em nome da religião". o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki Moon, os governos dos EUA e do Reino Unido também condenaram o ataque, expressando o seu compromisso de ajudar Nigéria na luta contra a ameaça terrorista.

O chefe executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse: "A CSW condena o ataque à Mesquita Central de Kano e dá condolências às famílias vítimas da violência terrorista. Mais uma vez, o Boko Haram tem como alvo adoradores enquanto eles estavam em oração, violando seu direito à liberdade de religião ou crença e demonstrando sua total indiferença para todos os credos e pela vida humana. Nigerianos devem pôr de lado todas as divisões religiosas, políticas e outras, com carácter de urgência, e unir-sem no interesse nacional para superar uma seita assassina que é uma ameaça existencial para sua nação."

____________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Fernando Souza l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here