Nota Pública sobre incêndio em campo de refugiados que deixou 45 mil rohingya desabrigados em Bangladesh

A ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por meio de seu Departamento de Refugiados, Ajuda Humanitária e Desenvolvimento, vem, através do presente expediente, expor aos seus membros, parceiros e à sociedade brasileira as suas preocupações e recomendações acerca do incêndio de causas ainda desconhecidas que atingiu o campo de refugiados Kutupalong Balukali, em Cox’s Bazar, Bangladesh, nesta segunda-feira (22), deixando 45 mil rohingya desabrigados.

Até o momento, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o ACNUR, informa que pelo menos 15 pessoas morreram e 400 estão desaparecidas. Estima-se que pelo menos 10 mil abrigos foram destruídos ou danificados e esse número deve crescer conforme os danos sejam melhor apurados.

A ANAJURE entende que ser refugiado, por si só, já configura um status preocupante de vulnerabilidade social e carência de assistência humanitária. Tal condição, agravada por uma tragédia que prejudica 45 mil pessoas, requer intensa mobilização da sociedade internacional para diminuir ao máximo os danos existentes.

Neste sentido, em solidariedade com as vítimas, colocamos nosso departamento de ajuda humanitária à disposição da Embaixada de Bangladesh no Brasil e recomendamos ao Governo Federal Brasileiro que, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), possa fomentar ajuda humanitária na comunidade internacional para que o Brasil seja também um catalisador desse suporte aos afetados pelo incêndio. Também recomendamos que as causas do ocorrido sejam devidamente investigadas para que haja punição e reparo.

Diante do exposto, por fim, convocamos nossos membros e parceiros institucionais para que estejam em oração pelos refugiados de Bangladesh, pelas vítimas do incêndio e pelos envolvidos em trazer soluções a curto e longo prazo a esta tragédia em Cox’s Bazar.

Brasília – DF – Brasil, 23 de Março de 2021.

Dra. Edna Zilli
Presidente em Exercício
Associação Nacional de Juristas Evangélicos
(ANAJURE)