Nota sobre acidente em evento religioso que deixou 45 mortos e 100 feridos em Israel

A ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por meio de seu Departamento de Refugiados, Ajuda Humanitária e Desenvolvimento, vem, através do presente expediente, expor aos seus membros, parceiros e à sociedade internacional as suas condolências e recomendações acerca do acidente ocorrido nesta sexta-feira (30) durante celebração religiosa que reunia cerca de 100 mil pessoas no Monte Meron, em Israel, deixando 45 mortos e 100 feridos, segundo os últimos dados divulgados.

A maioria do público do evento era de judeus ortodoxos que celebravam o Lag B’Omer, em referência a um importante religioso do século II, o rabino Simon Bar Yochai, cujos restos mortais estão no Monte Meron (entrada do túmulo na imagem da arte em destaque).

Esse é um dos maiores eventos no processo de reabertura israelense após a pandemia de Covid-19 ser controlada no país e o tumulto iniciou quando algumas pessoas caíram de uma arquibancada do festival. Em seguida, muitos tentaram sair por uma passagem pequena, resultando em pessoas pisoteadas e asfixiadas. Nesse contexto de informações, a ANAJURE recomenda apuração da causa do acidente e dos critérios de segurança adotados pela organização, para as devidas providências cabíveis.

Por fim, a ANAJURE se solidariza com as famílias das vítimas e se coloca em oração pelo país para superação deste momento delicado e de consternação.

Brasília – DF / Brasil, 30 de Abril de 2021.

Dra. Edna Zilli
Presidente em Exercício
Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE)