Novo relatório da CSW sobre a Indonésia alerta para a crescente intolerância religiosa

indonésia

O novo relatório da CSW sobre a Indonésia, que será lançado em 25 de Fevereiro no Parlamento do Reino Unido, adverte que "a intolerância religiosa não está mais confinada a áreas como Java Oeste e Aceh, conhecidas por serem particularmente conservadoras, nem está confinada aos Cristãos e Ahmadis. Muçulmanos Xiitas, Muçulmanos Sufis, Confucionistas, Budistas, Hindus, Bahá'ís, Judeus, tradicionais indígenas e ateus estão sob ataque".

O relatório, “Indonésia: Pluralismo em Perigo – O aumento da intolerância religiosa em todo o arquipélago”, baseia-se em mais de 15 anos de trabalho da CSW na Indonésia e contém testemunhos em primeira mão e análise detalhada das tendências, como a impunidade em crimes contra as minorias religiosas e a criminalização das vítimas de perseguição.

O evento de lançamento na Casa dos Comuns é co-organizado pelo Grupo Parlamentar de Todos os Partidos para a Liberdade de Religião ou Crença, a AGGP para a Indonésia e APPG para aAhmadiyya. Ele será apresentado no Parlamento Europeu uma semana depois, em 4 de março.

Uma delegação inter-religiosa da Indonésia vai testemunhar em uma audiência para o lançamento do relatório, incluindo: 

• Rev. Favor Bancin, da Comunhão de Igrejas da Indonésia 
• Dr Ahmad Suaedy, Diretor Executivo do Centro Wahid Abdurrahman para diálogo inter-religioso da Universidade da Indonésia e ex-diretor do Instituto Wahid 
• Padre Benny Susetyo, da Conferência dos Bispos Católicos 
• Representantes das comunidades Ahmadiyya e Xiitas

Estudiosos e peritos especializados na Indonésia já aprovaram o relatório, incluindo Martin van Bruinessen, da Universidade de Utrecht, que o descreve como um estudo "oportuno e bem desenvolvido" sobre "provavelmente os acontecimentos mais preocupantes na Indonésia pós-Suharto". A inação do Governo, "ou pior", diz van Bruinessen, tem "privado numerosos Indonésios dos direitos humanos mais básicos e tem indiscutivelmente fortalecido as vozes mais intolerantes da sociedade".

Dr. Peter Carey, Professor Adjunto da Universidade de Indonésia e Professor Emérito do Trinity College, Oxford, descreveu o relatório como "leitura obrigatória" para quem se preocupa com o futuro da Indonésia. "Permanecer firme contra fanáticos religiosos e salvaguardar as tradições do pluralismo e da tolerância, compradas por um alto preço, são vitais para que a Indonésia desenvolva todo o seu potencial como a maior democracia do sudeste da Ásia", disse ele.

O relatório contém uma análise aprofundada das políticas e ações do Governo da Indonésia que, conclui o relatório, têm alimentado a intolerância. Há também recomendações detalhadas, que são especialmente pertinentes, dado as próximas eleições presidenciais da Indonésia ainda este ano.

Benedict Rogers, autor do relatório e líder do time da CSW na Ásia Oriental, disse: "Este relatório destina-se a servir como uma chamada para a Indonésia e para a comunidade internacional, para avisar que muito da tradição célebre da Indonésia do pluralismo religioso está em grave perigo. O Presidente Susilo Bambang Yudhoyono presidiu sob a introdução de uma legislação mais discriminatória na história recente do país. Ele deu aos religiosos extremistas licença para espalhar ódio e perpetrar violência; alguns de seus ministros fizeram comentários inflamados que poderiam ser interpretados como um sinal verde para a intolerância; o número de igrejas Cristãs, mesquitas Ahmadi, comunidades Xiitas e outras minorias religiosas que foram fechadas à força, violentamente atacadas ou marginalizadas de outra forma tem aumentado ano a ano, e muitos Indonésios agora vivem com medo”.

_________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Felipe Augusto l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here